Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: DAIENE APARECIDA CAMPIDELE (Autor)
Celia Nunes (Autor)
Título
O Letramento no Bairro do Taquaral de Ouro Preto: a experiência do projeto Miguel Arcanjo
Palavras-Chave
Letramento, extensão universitária camadas populares
Resumo
O projeto Miguel Arcanjo teve início no ano de 2003, o qual visava a distribuição de cestas básicas para famílias carentes da comunidade do Taquaral-Ouro Preto. Posteriormente no ano de 2006, verificou-se a necessidade de oferecer aulas de acompanhamento escolar para atender a demanda de jovens e crianças da comunidade . Dentre os principais objetivos destaca-se a proposta de solidariedade com o próximo em situação mais vulnerável, compartilhar conhecimento sem fins lucrativos e propor atividades pedagógicas que auxiliam o aprendizado e desenvolvimento dos participantes do projeto. A proposta metodológica consiste em atividades diversificadas que contribuem para o desenvolvimento escolar, social e cognitivo dos alunos envolvidos. Participam alunos de anos escolares diferenciados, atendendo desde o fundamental I até jovens do ensino médio. Desde de 2015 conta com a participação do PET Pedagogia UFOP no desenvolvimento de atividades que são planejadas, selecionadas e devidamente aplicadas de acordo com o ano escolar e idade de cada aluno. Desde o inicio até o ano de 2015 já foram atendidas mais de 74 crianças assistidas pelas atividades pedagógicas, as quais a grande maioria tiveram rendimento anual de 100% de aproveitamento, identificados através dos dados de desenvolvimento escolar. Como resultado constatamos que os alunos participantes melhoraram a frequência e o rendimento escolar assim como os egressos do projeto optaram por continuar estudando após ensino médio buscando uma formação a nível superior. Reconhecemos a contribuição do projeto tanto para os alunos assim como para a formação dos voluntários monitores do projeto, a maioria jovens universitários que já passaram pelo projeto como aluno assistido e hoje fazem parte ministrando aulas. Essa experiência contribui de forma prática e teórica para formação dos envolvidos alunos e monitores como cidadãos e futuros profissionais que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros