Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Laís Gumier Schimith (Autor)
Priscila Paschoalino Ribeiro (Orientador)
Título
A APLICAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
Palavras-Chave
Ensino Fundamental; metodologias alternativas; água.
Resumo
Os avanços nas áreas tecnológica e científica interferiram em diversos setores da sociedade, inclusive na Educação. Isso gerou novos desafios para os professores, sobretudo os de Ciências, pois se confirmou ser ineficiente formar alunos através da memorização e aprendizagem mecânica. A fim de encontrar alternativas que despertassem o interesse dos alunos pelas aulas de Ciências, buscou-se analisar os benefícios do uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como instrumento de apoio didático. Para tanto, foi desenvolvido um trabalho com duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental (escola pública e particular), a partir de uma HQ do Horácio, personagem de Maurício de Souza. O tema da aula foi “A água: sua importância e a poluição”, e discutiu-se também o papel de cada indivíduo em sua preservação. Na apresentação, a opinião dos alunos foi valorizada, sendo eles incentivados a repassar o que aprenderam para familiares e amigos. Por fim, realizou-se uma atividade escrita para avaliar a aprendizagem em relação ao tema. Os resultados obtidos, tanto pela observação do comportamento dos alunos durante as aulas como pela análise das respostas da atividade, demonstraram interesse dos alunos pelo tema abordado. Notou-se que os da escola pública se dedicaram mais a realizar a atividade escrita e, portanto, se expressaram com mais propriedade, denotando absorção de conhecimento e entusiasmo pela metodologia. Os alunos da escola particular também expressaram suas ideias satisfatoriamente, porém com menos variedade de respostas. Assim, através deste trabalho, verificou-se que as HQs são atrativas, de fácil interpretação, permitem trazer o cotidiano do aluno para a sala de aula e podem ser largamente empregadas pelos educadores para suprir as dificuldades no estudo das Ciências. Mais trabalhos relacionados a essa área são importantes, pois o senso crítico e a criatividade que se almeja obter dos discentes devem também estar presentes na prática docente, devendo esta ser renovada sempre.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros