Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Mayara Sueli Baracho de Oliveira (Autor)
Grazianne Tardelly Costa (Co-Autor)
Gabriel de Castro Correa (Co-Autor)
Fernanda Alvarenga Soares Cabral (Co-Autor)
Jessé Duarte Ramalho Batista (Co-Autor)
Yuri Perreira Gomes (Co-Autor)
Vitória Reis Marciel (Co-Autor)
Mário Gomes Ferreira (Orientador)
Título
Memória e Patrimônio vinculado às Obras Raras e Especiais do Memorial da FEVALE.
Palavras-Chave
Patrimônio, Educação, Política, História.
Resumo
Este projeto sustenta de modo teórico e metodológico a apresentação dos conceitos e práticas numa perspectiva historiográfica e educacional em que o desenvolvimento do projeto de extensão Memória e Patrimônio: salvaguarda e musealização social vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Obras Raras e Especiais do Memorial da FEVALE, é mantido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG em Diamantina - MG. A exposição foi elaborada e desenvolvida pautada em dois importantes personagens da política brasileira: Juscelino Kubistchek e Getúlio Vargas. Buscamos no acervo iconográfico de José Goés, intitulado de Juscelino: do Tijuco ao Planalto Central, que mostra a vida do estadista na infância, juventude e sua ingressão na política bem como do ambiente que o circundava, além de retratar onde e como estava a comunidade que assistiu a ascensão política de JK. Num outro viés analisamos a exposição intitulada de Era Vargas: revolução constitucionalista e promulgação da constituição de 1934; tendo como foco principal a Constituição de 1934, como consequência direta da Revolução Constitucionalista de 1932, e os significativos avanços decorrentes da mesma, como a criação do Tribunal do Trabalho, o direito à organização sindical e o direito de todos à educação. As exposições dos resultados da pesquisa acontecem na Unidade UEMG Diamantina e nas escolas da rede pública da cidade. Com isso, buscamos produzir uma reflexão acerca da educação patrimonial, que muitas das vezes é abordada a partir somente da perspectiva histórica e cultural dos vencedores, através do processo de musealização social, que possibilita ao público local adquirir o seu reconhecimento e identidade como agente da história, objetivando assim, a construção de uma memória coletiva com caráter apreciativo e preservacionista.
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