Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Raphaella Ferreira Mendes (Autor)
Bruna Tavares Pimentel (Co-Autor)
Weverson Bezerra Silva (Co-Autor)
Ana Patrícia Silva Moura (Co-Autor)
Título
IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA CIDADÃ EM JOÃO PESSOA- PB
Palavras-Chave
Escola cidadã; Implantação; Resistência;
Resumo
Escola Cidadã Integral trata-se de um novo modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de funcionamento em tempo integral. Uma das escolas escolhidas foi a Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira, em João Pessoa-PB. O objetivo geral do presente trabalho consiste em analisar a implementação da Política Pública de Escola Cidadã Integral, sob o ponto de vista da gestão escolar, corpo docente e discente. No processo de implantação da escola cidadã houve uma resistência por parte da gestão da escola e dos professores, segundo eles isso causaria evasão e chegaria até a fechar a escola por falta de alunos. Porém, houve a implantação da escola cidadã e em janeiro de 2016 começaram a reforma da escola para adaptar ao novo modelo. Quanto aos aspectos metodológicos, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica como também Participamos e acompanhamos esse processo de conflito na escola, dessa forma analisamos os impactos que o projeto trouxe e todas as modificações ocorridas através de reuniões dos professores, e a partir de conversas informais com os alunos houve uma contribuição para o trabalho. Até então só foram formadas três turmas, somando apenas 37 alunos. Acompanhamos os alunos desde o ano letivo de 2015, ainda com ensino regular, em conversas com os discentes o discurso era quase unanime que iriam sair da escola e procurar outra com ensino regular, pois alguns estudavam no turno da manhã trabalhavam à tarde, observamos assim, os conflitos existentes na implantação da escola integral. A princípio é observada uma maior integração dos alunos e professores por essa nova dinâmica, os professores com poucas turmas podem perceber as dificuldades especificadas de cada aluno, muito embora essa configuração não seja a desenhada pela escola cidadã, o fato de pouco número de turmas, segundo os professores, facilita o planejamento das aulas contribuindo para realizar uma aula mais elaborada.
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