Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Weverson Bezerra Silva (Autor)
Raphaella Ferreira Mendes (Co-Autor)
Bruna Tavares Pimentel (Co-Autor)
Ana Patrícia Silva Moura (Co-Autor)
Título
Práticas de Ensino da Sociologia: Compreensão de filmes como forma de aprendizagem.
Palavras-Chave
Ensino; Sociologia; Filmes
Resumo
Muitos são os questionamentos e discussões a cerca da formação profissional dos professores e suas praticas pedagógicas que precisam desenvolver no ensino médio. O papel da escola na construção do individuo é fundamental para uma análise crítica na sociedade, pois a influência do meio nesse processo de construção do saber é fundamental para a troca de conhecimento, elementos externos que trazem para a construção dos saberes, isso e entre outras problematizações na relação do professor enquanto sujeito do conhecimento. Portanto a partir de necessidades dessas práticas de visitas em escola públicas de ensino médio em João Pessoa-PB foi verificada a necessidade de mudar a forma de ensino da sociologia para torna-lá mais atraente. Pensando assim foi lançada essa proposta com o objetivo de apresentar filmes do cinema nacional e mundial a partir de um debate mediado por interpretações destes filmes, de seus usos no ensino de sociologia e de suas contribuições para pensar a formação do mundo ocidental moderno e da sociedade brasileira. A escolha dos filmes foi por meio da seleção dos discentes que iram apresentar o texto em conjunto com a exibição do filme, alguns dos filmes apresentados foi “A guerra do fogo”, “Um homem chamado cavalo”, “A onda”, “A vila”, nesse sentido buscamos relacionar os filmes com os conteúdos programado durante o período letivo, trazendo a percepção do olhar sociologia com o meio social desses jovens. Então partir de sessões dos filmes pode perceber uma melhor motivação para aprender a sociologia por partes dos alunos, trazer uma consciência crítica de não apenas naturalizar seu meio social, e sim passar a entender o porquê das coisas, perceber que os indivíduos são condicionadas a partir de grupos e instituições sociais, como também entender a dinâmica das classes sociais. Percebemos como a inclusão de novas tecnologias as práticas pedagógicas é importante para atrair os jovens, como também buscar adaptar o ensino a realidade do aluno.
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