Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Vale do São Francisco

AUTORES: Maria das Neves de Andrade (Autor)
Giovânia Gomes de Sá (Co-Autor)
Neemias da Silva Souza (Co-Autor)
Paulo Roberto Ramos (Orientador)
Título
JARDIM RECICLADO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA DE PETROLINA-PE
Palavras-Chave
Educação Ambiental, Jardinagem, material reciclado, trabalho em equipe.
Resumo
A educação ambiental é uma proposta desafiadora, pois há necessidade de despertar nas pessoas ação e visão crítica da realidade vivenciada; ou seja, desafia todos a reverem os conceitos, os hábitos de consumo, os valores e as atitudes, a fim de produzir as mudanças comportamentais e atitudinais necessárias à qualidade de vida. A elaboração e implantação de paisagismo tende a valorizar espaços que anteriormente apresentavam abandono, desvalorização equivocada, áreas degradadas, descontinuidade de interesses, o que levou a desocupação parcial do local. O objetivo do trabalho foi analisar as atividades no desenvolvimento de um jardim com a utilização de materiais recicláveis, visando promover a educação ambiental no incentivo para o trabalho em equipe, a partir da mobilização de alunos e professores de uma escola pública na cidade de Petrolina-PE. Trata-se de um estudo de caso, onde as atividades desenvolvidas na instituição consistiram em exibição de vídeos, debates, palestras sobre a importância da reciclagem e da criação e manutenção de uma horta escolar, bem como na coleta de materiais recicláveis como caixas de madeira, Pneus usados e garrafas Pets, e desenvolvimento das oficinas de montagem de vasos e hortas suspensas. Os nomes da escola e dos professores foram preservados por questões éticas. As ações mobilizaram diretamente cerca de 50 pessoas, entre os meses de 08/2015 e 10/2015. Pudemos concluir que uma maneira eficiente de despertar o interesse pelas questões socioambientais entre alunos e professores, e ao mesmo tempo colaborar para tornar a escola mais bonita e agradável onde os alunos sintam-se parte dela, é desenvolvendo e mantendo hortas e jardins nas instituições e como parte da aprendizagem dos alunos.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros