Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Giovanna Schneider Ingles (Autor)
Título
Elaboração de material didático no projeto “Idiomas Para Fins Acadêmicos – Alemão”
Palavras-Chave
Metodologia; material didático; alemão
Resumo
Este trabalho propõe expor os resultados parciais do projeto de extensão intitulado “Idiomas Para Fins Acadêmicos – subprojeto Alemão”. O referido volta-se à produção de um material didático para o ensino da língua alemã, capaz de fugir tanto do viés estruturalista quanto daquele comunicativo. Estas abordagens, ainda muito presentes nos materiais didáticos utilizados nos cursos de línguas em escolas de idiomas, são limitadas, pois apresentam situações artificiais que não estabelecem relações com o aluno, principalmente aquele que não está inserido no contexto europeu. Em outras palavras, o desafio da ação de extensão em curso traz consigo a criação de um material que se aproxime da realidade do aluno, não o subestimando. No tocante ao seu conteúdo e à metodologia, os desafios não são menores, uma vez que se trata de material com ênfase na discussão tanto da “cultura” quanto da “alteridade”. Aliás, são estes dois termos com seus complexos desmembramentos que fundamentam a própria elaboração do material didático. A utilização desse material em sala resultou, até agora, em uma participação ativa dos alunos, uma vez que as atividades propostas demandam muito mais do conhecimento de mundo prévio dos estudantes, partindo do conhecido para o desconhecido. Dessa forma, espera-se que não só o estranhamento que normalmente é causado ao se estudar uma língua estrangeira, em especial o alemão, seja extenuado, mas também o número de desistências do curso, como já vem sendo notado no decorrer do projeto.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros