Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São Carlos

AUTORES: Fabiana Straccialano Amarante (Autor)
Adriana Fernandes Coimbra Marigo (Co-Autor)
Roseli Rodrigues de Mello (Orientador)
Título
Tertúlia Literária Dialógica: contribuições para o processo formativo em Pedagogia.
Palavras-Chave
Extensão universitária, Aprendizagem Dialógica, Formação Inicial
Resumo
Este trabalho apresenta algumas das principais contribuições para a formação inicial de estudantes de Pedagogia, a partir de sua participação como moderadores de Tertúlias Literárias Dialógicas (TLD) em uma Universidade Aberta da Terceira Idade. A TLD é uma atuação educativa de êxito, que ocorre com periodicidade regular e em contextos escolares e não escolares, desenvolvida em torno da leitura de clássicos da literatura universal, cuja participação está aberta a todas as pessoas. Foi criada na Escola de Pessoas Adultas de La Verneda de Saint Martí, em Barcelona, Espanha, na década de 1970. No Brasil, desde 2003, esta atuação vem sendo estudada, disseminada e realizada pelo Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa, vinculando-se ao Programa de Extensão Democratização do conhecimento e do acesso à educação, da Universidade Federal de São Carlos, SP. A realização da TLD se apoia no conceito de Aprendizagem Dialógica, fundamentado por sete princípios: diálogo igualitário; inteligência cultural; transformação, dimensão instrumental; criação de sentido; solidariedade e igualdade de diferenças. A pessoa moderadora é responsável por coordenar as interações e os diálogos do grupo. Nesse âmbito, os principais objetivos dessa atuação são: promover o encontro de pessoas distintas entre si; promover o diálogo e a reflexão entre diferentes pessoas em torno das obras; estimular o acesso a diferentes conhecimentos e modos de vida; explicitar a existência da inteligência cultural; auxiliar na criação de sentido a partir da leitura das obras; desenvolver a habilidade de leitura compreensiva e crítica. Ao atuar como moderadores de TLD, estudantes de Pedagogia da UFSCar vêm revelando, entre os resultados, o aprofundamento de sua formação teórico-metodológica, enquanto estudam as teorias que fundamentam sua atuação, refletem sobre suas responsabilidades profissionais e desenvolvem maior atenção sobre suas ações em diferentes contextos educativos nos quais poderão atuar.
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