Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: THÁSSIO RODRIGO TEIXEIRA DOS SANTOS (Autor)
LÚCIA MONTEIRO PADILHA (Autor)
Edilene Barbosa da Silva (Co-Autor)
Cinthia Maria Batista Pinheiro (Co-Autor)
Título
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A REDUÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA: UMA ANÁLISE DA PALESTRA NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO DA CONDOR EM BELÉM DO PARÁ
Palavras-Chave
Educação Ambiental; Poluição Sonora; Sustentabilidade.
Resumo
A Educação Ambiental surgiu na sociedade mediante a degradação do meio ambiente, em decorrência do capitalismo que estimula o consumismo em grande escala, sem questionar as consequências e danos que podem trazer ao espaço ambiental. Esta educação é destacada como sendo processos dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos e habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, como bem de uso comum, de suma importância para uma qualidade de vida e sua sustentabilidade. Tendo como norte este conceito o presente trabalho teve como objetivo promover uma palestra para a comunidade do Bairro da Condor, Belém – PA, visando apresentar a importância da educação ambiental no combate da poluição sonora e causar uma reflexão dela para que os próprios moradores pudessem reduzi-la dentro da comunidade. Para isto utilizamos inicialmente como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema “Educação Ambiental e Poluição sonora”, a partir disto elaboramos uma entrevista semi-estruturada para diagnosticar o que os moradores da localidade conheciam sobre este tema, posteriormente realizamos uma palestra de intervenção em um espaço da comunidade para alguns destes moradores. O momento da Palestra se deu através de um diálogo coletivo entre a comunidade e os palestrantes, e assim tivemos como resultado uma série de relatos onde a comunidade apresentou que havia uma grande recorrência de altos ruídos no bairro e que não sabiam o que fazer para diminuí-los, uma vez que em nenhum momento houve algum órgão ou instituição que levasse este tema em debate para os moradores, nem mesmo nas escolas. A partir destes e de outros relatos coletados durante a palestra concluímos que há uma grande necessidade de debates sobre educação ambiental e poluição nas escolas, não somente em momentos únicos, mas no currículo de forma transversal, pois é a partir destas discussões que podemos diminuir ou até mesmo cessar o mal da poluição.
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