Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Leandro Baptista (Autor)
Esther Giacomini Silva (Orientador)
Milton Ramon Pires de Oliveira (Colaborador)
Daliane Sousa Rosa (Colaborador)
Fernanda Pereira Cabral (Colaborador)
Luna Carolina Batalha Clemente (Colaborador)
Título
INTERRELAÇÃO LÚDICO, DIVERSIDADE CULTURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-Chave
Lúdico. Formação de professores. Diversidade cultural.
Resumo
A Ludoteca/UFV é um espaço destinado a proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas e brincadeiras, valorizando a prática do brincar infantil. Com o objetivo de mobilizar os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas foi desenvolvido um projeto, articulando as potencialidades do lúdico com a temática da diversidade étnico-cultural nas práticas educativas junto aos seus alunos. A atuação consiste na exposição dialogada em oficinas com os professores, onde são abordadas histórias que tratem dessa temática, contendo sugestões para cada faixa etária e, uma proposta de sequência didática para que implementem. Em material impresso há sugestões com dinâmicas de histórias com fotos e outros materiais; formas de interpretação, oral ou escrita, textos coletivos para os que estão em fase de alfabetização; atividades artísticas como teatro, música, confecção de painéis com colagens e tinta que são pouco rotineiras nas escolas. Os registros dessa vivência são feitos em forma descritiva e os conteúdos emergidos, analisados de forma qualitativa para uma reflexão das ações e reorganização da proposta. Simultaneamente, as turmas dos professores participam de oficinas lúdicas agendadas na Ludoteca/UFV. Durante o ano participaram dez professoras entre educação infantil e anos iniciais do fundamental, estendendo o trabalho a um total de 301 alunos, em idades de 3 a 9 anos oportunizando conhecer outras visões culturais e assim, afrontar preconceitos sobre a diversidade na sociedade. Verificou-se a motivação e disponibilidade dos professores em conhecer e trabalhar com seus alunos o material discutido; disseminação literária infanto-juvenil sobre a temática, com valorização e reflexões de outras visões culturais refletindo sobre os estereótipos sociais. Busca-se ampliar esta ação formativa para mais docentes contribuindo para uma prática pedagógica que valorize a diversidade, o lúdico e questione construções sociais preconceituosas.
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