Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

AUTORES: Luana Sales de Sousa (Autor)
Nathalia Fernandes dos Santos (Autor)
Thaís Rodrigues Camelo (Autor)
PEDRO AUGUSTO RANGEL DE OLIVEIRA (Autor)
Título
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-Chave
Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Ensino de Geografia
Resumo
O presente trabalho foi realizado a partir das atividades dentro do ambiente escolar através do Subprojeto Interdisciplinar Geografia/Biologia do PIBID/CAPES/UERJ. O subprojeto Interdisciplinar tem como proposta contribuir para a educação ambiental na escola. A educação ambiental é uma disciplina escolar presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), e que está inserida na educação básica a partir da sua transversalidade perpassando por diferentes disciplinas escolares, sendo um elo importante entre as diferentes áreas do saber escolar. A geografia como disciplina escolar contribui diretamente para a inserção da Educação Ambiental como temática inserida no currículo escolar devido a sua abordagem abrangente na Educação Básica. Entretanto, a Educação Ambiental necessita de uma visão interdisciplinar, ou seja, as diferentes disciplinas escolares devem trabalhar esta temática para que o aluno tenha um processo de aprendizagem mais efetivo. Neste sentido o presente trabalho ocorre conjuntamente com a disciplina de ciências que possui campos de trabalho muito próximo ao do ensino de geografia. Com isso, utiliza-se da abordagem interdisciplinar como metodologia de pesquisa, visando potencializar a aprendizagem dos alunos a partir da diminuição de fronteiras existentes nas visões das disciplinas escolares. Sendo assim, partimos da perspectiva que um estudo interdisciplinar na Educação Ambiental auxilia na formação de cidadãos críticos e reflexivo, capacitando-o questionar os problemas socioambientais existentes na sociedade contemporânea, a partir da diminuição de fronteiras estabelecidas pelo currículo escolar construído pelas diferentes áreas de conhecimento.
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