Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Natacha Estér Orteney (Autor)
Jhonatas Sirino Monteiro (Co-Autor)
Max Miller da Silva (Co-Autor)
Michelle Cristina Souza Freitas (Co-Autor)
Andrezza Justino Gozzo (Co-Orientador)
Igor Dias Medeiros (Orientador)
Título
EXPOCELL: EXPOSIÇÃO INTERATIVA INTERDISCIPLINAR SOBRE A CÉLULA
Palavras-Chave
ciência; célula; exposição interativa.
Resumo
O estudo da célula compreende conteúdos de Biologia Celular, Bioquímica e Genética. A compreensão destes temas é dificultada pela dimensão microscópica da célula, que requer um grau elevado de abstração. Enquanto os cursos tradicionais trabalham com disciplinas separadas, deixando a cargo do estudante fazer as relações entre os temas, a abordagem interdisciplinar favorece o entendimento sobre a célula e seus processos. De maneira a favorecer a aprendizagem pelos estudantes de graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar). Além das avaliações teóricas escritas, os estudantes prepararam quatro tipos de materiais de estudo: maquetes; jogos; gibis e vídeos com encenações relacionadas aos processos celulares. Uma vez que os estudantes foram criativos apresentando trabalhos de qualidade, os melhores trabalhos foram selecionados para uma exposição interativa sobre a Célula, voltada aos estudantes do ensino médio. As escolas parceiras foram recepcionadas com uma palestra sobre a Universidade, bolsas e auxílios, do BICT-Mar e as carreiras acadêmica e científica. A seguir os estudantes percorreram os laboratórios da Unifesp participando das atividades da exposição, como observação das maquetes, oficinas de leitura dos gibis e jogos e exibição dos filmes com as encenações moleculares. Como atividade avaliativa, foram realizadas oficinas com materiais reciclados para produção de material concreto associado ao tema. Todas as atividades da exposição foram realizadas pelos monitores do BICT-Mar, orientados pelos docentes. Com a realização deste projeto os estudantes de graduação atuaram na produção de material didático alternativo, desenvolveram habilidades relacionadas à docência e contribuíram para aumentar a interação da universidade com as escolas da região. Trata-se de um projeto de ensino que evoluiu para uma ação de extensão, com objetivo de divulgação da ciência.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros