Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: SORAIA VALERIA DE OLIVEIRA COELHO LAMEIRAO (Autor)
IANI DIAS LAUER LEITE (Autor)
Título
PROGRAMA SAÚDE, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA AMAZÔNIA: UNINDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM SANTARÉM, PARÁ.
Palavras-Chave
Saúde, população, ambiente
Resumo
O Programa Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia (PSQV) objetiva mediante as ações de ensino, pesquisa e extensão compreender a realidade da saúde na Amazônia. Os eixos de atuação ao longo dos três anos de existência do Programa, foram: a) alimentação e agricultura familiar; b) Sexualidade, adolescência e DST/AIDS; c) Saúde e interação mãe-bebê. O método para a realização das atividades variou em função das especificidades de cada eixo. As ações de extensão realizadas foram: cursos sobre alimentação saudável com base nos quintais comunitários, palestras e oficinas sobre prevenção de DST/AIDS em escolas de ensino médio, oficinas de musicalização para bebês. Dentre os resultados das atividades realizadas até o presente momento se observou a construção de estratégias de práticas agrícolas para promoção da saúde da população, uma vez que foi observado uma piora generalizada nas condições de vida, ligada a alterações sociais e ambientais causadas pela expansão de monoculturas na região; nas escolas de ensino médio, as ações realizadas contribuíram para a sensibilização dos jovens quanto a importância da prevenção de DST, principalmente a AIDS, uma vez que, embora se viva em um mundo com amplo acesso às informações, ainda impera entre esses jovens o desconhecimento a respeito de sua saúde sexual; e por fim, dentro do eixo saúde e interação mãe-bebê foram oferecidas oficinas de música para crianças de 3 meses a 2,5 anos, promovendo o fortalecimento do vínculo cuidador/bebê, o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças e a educação musical. O PSQV alcançou vários dos seus objetivos, promoveu a saúde, gerou interação entre o meio acadêmico e a população, propiciou uma vivência diferenciada para os alunos envolvidos, produziu conhecimento científico, mas para todos os envolvidos, o que foi mais evidente na atuação do Programa foi a relevância dessas ações de extensão para uma região tão carente e desprovida de informações.
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