Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

AUTORES: Maria Paula Andrade Rodrigues machado (Autor)
Thais Moreira Martins da Costa (Autor)
Marconi Otavio Mariz da Silva (Autor)
Título
Vigilância contra a dengue: uma ação educativa
Palavras-Chave
Educação; Dengue; Jovens
Resumo
A dengue hoje é um problema de saúde pública, destacando-se no cenário epidemiológico nacional. O número de casos e óbitos associados a essa doença alarmou a comunidade sobre a sua seriedade. Diante dessa realidade, percebe-se a urgência em conscientizar a população a respeito do tema, em especial sobre a sua prevenção. O projeto de extensão “Retratos do Cotidiano em Saúde: a vigilância como fator de desenvolvimento local” da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) visa abordar os temas preconizados pelo Ministério da Saúde por meio de ações educativas. Em março, mês do Dia Mundial da Água, foi desenvolvido pelos discentes do curso de Medicina, integrantes do projeto, uma atividade abordando a dengue. Isso, pois a água é o meio de reprodução do seu vetor. Um jogo de perguntas foi realizado na Escola Estadual Sara Kubisteck nas 11 turmas do ensino médio, 430 alunos, abordando os pilares da dengue – transmissão, vetor, sintomatologia, complicações, tratamento, profilaxia e relação com outras doenças. Em cada execução a turma foi dividida em equipes para responder as 10 perguntas propostas. Em seguida, cada alternativa foi discutida e, as dúvidas, solucionadas. Visando despertar o interesse dos alunos, foi proposto que os grupos disputassem entre si e o vencedor seria premiado. No geral, percebeu-se que os alunos tinham bom conhecimento prévio sobre o assunto. Demonstraram-se interessados pelo tema, elevando a qualidade da discussão, de modo que o objetivo almejado fosse cumprido. Ademais, compartilharam com o grupo vivências, o que garantiu a todos os envolvidos uma rica experiência. Optou-se por atuar em uma escola devido à relevância da faixa etária presente e por ser um ambiente de transformação social. Os jovens são potenciais formadores de opinião, com tendência a assumir postura mais ativa, se comparados aos adultos, frente a questões sobre diferentes âmbitos. Assim, ações voltadas a esse público, possuem maior chance de resultados efetivos.
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