Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Ligia Maria Maia de Souza (Autor) Karime Cassia da Silveira Gondim (Co-Autor) Keise Rodrigues da Silva (Co-Autor) Raphael Lobo Resende (Co-Autor) Inaina Lara Fernandes (Orientador) Juliana Martins de Souza (Orientador) |
Título |
AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE COM ADOLESCENTES INSERIDAS EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIENCIA. |
Palavras-Chave |
Promoção da Saúde. Saúde do Adolescente. Ambiente Escolar. |
Resumo |
Introdução: O espaço do ensino é por si só promotor do desenvolvimento do conhecimento compartilhado, nele reside grande potencial disseminador de informações. Ao se promover saúde neste espaço, cria-se um ambiente de produção e aplicação de saberes destinados ao desenvolvimento humano. Objetivo: Descrever a experiência de discentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão, enquanto executantes de grupos de promoção da saúde em uma unidade de capacitação de adolescentes e jovens. Método: Os grupos se desenvolveram no mês de fevereiro. Os acadêmicos foram estimulados a desenvolver atividades de grupos, abordando a temática de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Fora utilizado abordagem expositiva-dialogado e dinâmicas. Resultado: A presença dos estudantes na unidade buscou a inserção dos mesmos na experiência de grupos com adolescentes. Tal pratica estimulou a criatividade, pensamento crítico, capacidade de comunicação e adaptação aos desafios colocados pela faixa etária, além de enriquecer o processo de aprendizado dos estudantes e promover educação em saúde com os participantes do grupo, perante a exposição, discussão e reflexão do tema. Conclusões: As práticas de atenção à saúde em grupos têm o potencial de facilitar a comunicação entre os integrantes, e o desenvolvimento coletivo do conhecimento, permitindo aos mesmos identificar e trabalhar comportamentos de risco presentes nessa fase do desenvolvimento. As atividades propostas devem basear-se em metodologia ativas que estimulem a participação e a reflexão dos usuários. |