A cidade

Sobre a cidade

museu



Ouro Preto é uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. Como resultado de uma corrida do ouro, Vila Rica, como Ouro Preto foi chamada no passado, era significativa o suficiente para tornar-se capital o estado de Minas Gerais em 1720. A cidade conserva várias edificações do século XVIII. Por este motivo, Ouro Preto recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, pela UNESCO.

Tem como alguns atrativos turísticos:

  • Igreja Nossa Senhora do Pilar:

Considerada a 2ª mais rica em ouro do Brasil, a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, popularmente chamada Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, é uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro. É monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

 

  • Igreja São Francisco de Assis (Obra prima de Aleijadinho)

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica construída em estilo Barroco, com elementos decorativos Rococó.

É um dos monumentos mais significativos da arte colonial, uma das mais conhecidas igrejas brasileiras daquele período e uma das mais celebradas criações do mestre Aleijadinho, que elaborou o projeto básico da fachada e da decoração em relevos e talha dourada, realizando pessoalmente diversos de seus elementos, ainda que outros artistas também tenham colaborado.


  • Igreja Nossa Senhora da Conceição (com destaque para o Museu do Aleijadinho)

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias é uma igreja construída em 1705 e está localizada entre duas praças: a Praça Barão de Queluz e a Praça Tiradentes. É um expressivo exemplar de arte e arquitetura sacra do período Barroco.







  • Museu da Inconfidência:

O museu da inconfidência é o segundo museu mais visita do Brasil, sendo um museu temático que relata as origens de Ouro Preto e é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), movimento pela Independência de Minas Gerais baseado na Revolução Americana, e que não teve sucesso, devido à sua delatação. Oferece um rico painel da sociedade e cultura mineiras no período do ciclo do ouro e dos diamantes no século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. Localiza-se na praça Tiradentes, em frente ao monumento a Joaquim José da Silva Xavier, principal e mais famoso ativista da Inconfidência.


  • Mina de Ouro Santa Rita (situada na área urbana de Ouro Preto).

A Mina de Santa Rita é umas das primeiras de Minas Gerais, datada do século XVIII. Está localizada junto ao sítio arqueológico de Padre Faria. Possui, aproximadamente, 115m para visitação guiada e segura. Sua escavação percorre em um grande labirinto do qual ainda não se encontrou o fim.

A estrutura foi feita por Negros vindos do Sul da África, especificamente da região do Congo. Sem dúvidas, um bom passeio para ouvir histórias e saber mais sobre a cultura das minas no Brasil.


  • Mina do Chico Rei.

Contam as lendas da história oral que a mina era propriedade do Chico Rei (personagem fictício), um escravo que conquistou sua alforria e tornou-se rico. Ele foi o único negro que possuiu uma mina de ouro nos tempos coloniais. Situa-se nos fundos do quintal de uma propriedade particular. A mina encontra-se bem conservada. Um dos percursos que se visita é iluminado, o outro não. Nas paredes da mina encontram-se cavidades onde era depositado o ouro recolhido durante o dia. A área total é de 8 km² com 175 galerias abertas, escavadas em três níveis de profundidade.


  • Passeio de trem entre as cidades de Ouro Preto e Mariana

O passeio de trem permite conhecer histórias e belas paisagens das cidades de Ouro Preto e a também histórica cidade de Mariana, através da antiga ferrovia construída em 1883, com 18 quilômetros de extensão. Os vagões e a locomotiva foram artesanalmente reformados, conservando suas características originais e entre esses vagões – que mantêm o mesmo desenho dos antigos trens, com interiores em madeira –, destaca-se o panorâmico, que permite, por meio da sua estrutura transparente, a visualização completa das belas paisagens e da cachoeira As estações de Ouro Preto e Mariana completam em 2016, respectivamente, 128 e 102 anos.

 

COMO CHEGAR

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves – CONFINS, e o Aeroporto da Pampulha são os aeroportos mais próximos de Ouro Preto. A maneira mais rápida de chegar a Ouro Preto partindo dos aeroportos é contratando um transfer, que gastará aproximadamente 2h30min de viagem.

 

DISTÂNCIAS

Belo Horizonte - 98 Km

São Paulo (via Belo Horizonte) - 682Km

Vitória - 440 Km

Mariana - 12 Km

Tiradentes - 170 Km

Santa Bárbara - 85 Km

Aeroporto Pampulha (BH) - 115 Km

Rio de Janeiro - 403 Km

São Paulo (via São João Del'Rei) - 678Km

Brasília - 860 Km

Conselheiro Lafaiete - 50 Km

Congonhas - 48 Km

Belo Vale - 130 Km

 

AEROPORTOS MAIS PRÓXIMOS:

Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins (Belo Horizonte)

Tel: (31) 3689-2700

www.infraero.com.br

 

Aeroporto da Pampulha (Belo Horizonte)

Tel: (31) 3490-2001

www.infraero.com.br

Parceiros