Histórico

A 1ª edição: Pioneiros

Organizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas junto a Universidade Federal da Paraíba, o primeiro Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) ocorreu em novembro de 2002.
Sob o tema “Universidade: conhecimentos e inclusão social”, o evento realizado na capital João Pessoa permitiu aos participantes a oportunidade de apresentar reflexões e práticas da extensão através de mostras de extensão, comunicação oral, pôsteres, vídeos, entre outras atividades.
Grande parte de suas conferências, mesas redondas e minicursos englobaram assuntos como ética e cidadania, políticas públicas de saúde e extensão universitária, além de metodologias, linguagem, empreendedorismo e educação à distância. Tudo isso com a participação de 1.064 estudantes, 540 professores, 108 técnicos e 44 profissionais representando 139 instituições, e mais de mil apresentações de trabalhos.

[re]conhecendo diferenças

Organizada pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e o Centro Universitário Newton Paiva, a 2ª edição do CBEU foi realizada no ano de 2004, em Belo Horizonte – MG.
Com o tema “[re]conhecer diferenças construir resultados”, o encontro reforçou a interação entre as instituições de ensino superior no Brasil, assim como o papel fundamental da Universidade no desenvolvimento social.
Além de atividades culturais como lançamento de publicações e a “Feira de artesanato e produção social”, com produtos feitos em programas de extensão, debates sobre a metodologia de extensão voltada à redução das vulnerabilidades e a promoção da inclusão social movimentaram as conferências de Avaliação da Extensão Universitária e Inclusão Tecnológica.

A Sustentabilidade em Pauta

“Sustentabilidade: Criando Tecnologias, Inovando Resultados” intitulou 3º CBEU. De 23 a 25 de outubro de 2006, em Florianópolis – SC, foram apresentados mais de 1.800 trabalhos de extensionistas de todas as partes do país.
A temática discutiu a sustentabilidade na igualdade de direitos; economia da organização na vida material; cultura na afirmação local, regional e nacional; distribuição populacional entre rural e urbano; e política na continuidade de ações a longo prazo.
A organização ficou a cargo do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas em ação conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Regional de Blumenau, da Universidade do Estado de Santa Catarina, da Universidade do Vale do Itajaí e da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Pantaneiro

De 27 a 30 de abril de 2009, a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, foi palco da 4ª edição do encontro. Entendendo a tecnologia como possibilidade de melhoria nas condições de vida das populações, o tema do evento foi “Tecnologias sociais e inclusão: Caminhos para a extensão universitária”. O debate dialogou com a produção e difusão do conhecimento, além do compromisso com a transformação social enfrentando os problemas que levam à exclusão de grandes parcelas da população brasileira. Coordenado pela Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Católica Dom Bosco, e outras universidades públicas, comunitárias e privadas, a 4ª edição desenvolveu uma intensa programação cultural com atrações típicas da região pantaneira e shows dos músicos Almir Sater, e o harpista Rafael Deboleto.

Expandindo as Fronteiras

Com “As Fronteiras da Extensão” intitulando o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária foi organizado pela UFRGS, PUCRS, UFCSPA e Uniritter na capital Porto Alegre. O evento apresentou a Tertúlia, uma nova modalidade em debates, na qual os participantes - aquecidos por um mate amargo e um bom dedo de prosa - reuniram-se na discussão de diversos temas.


Diálogos da Extensão

O 6º CBEU aconteceu entre os dias 19 e 22 de maio de 2014, em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Para a sexta edição, a temática escolhida foi “Diálogos da Extensão: saberes tradicionais e inovação científica”, num esforço pelo reconhecimento de diferentes tipos de conhecimento.
O objetivo do evento foi discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, tematizando o diálogo entre o saber acadêmico e o saber popular, num processo que aborda a implementação de políticas públicas e práticas de inovação na solução dos problemas da realidade brasileira.

Parceiros