Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Jackson Filipe da Silva Santos (Autor)
Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes (Orientador)
Título
A Extensão na Educação de Jovens e Adultos: Estratégia Pedagógica e Motivação
Palavras-Chave
Projeto de extensão, estratégia pedagógica, motivação
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no campus Marechal Deodoro, sempre esteve pautada em aulas expositivas. Esses alunos nunca tiveram experiências de aprendizagem fora da sala de aula. Várias justificativas eram dadas pelos docentes como a falta de interesse dos alunos do horário noturno, falta de tempo para virem a instituição em horário diferente das aulas e a falta de tempo dos próprios professores. Em 2012 essa realidade mudou e os alunos da EJA foram inseridos nos projetos de extensão. Este estudo teve como objetivo relatar o processo de elaboração e condução de projetos de extensão que se configuram como estratégias adotadas para subsidiar o processo ensino aprendizagem de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O método utilizado se deu por meio de encontros semanais com alunos bolsistas e voluntários onde ocorreram reuniões de estudo, com discussão de material científico, instrumentos de coleta de dados e visita técnica ao serviço de alimentação de uma unidade escolar indicada pela Secretaria de Educação Municipal de Marechal Deodoro/AL. Ficou evidente o quanto as ações de extensão têm contribuído para a formação dos alunos, tornando o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o conhecimento dos critérios legais relativos a segurança do alimento um assunto de domínio simples, que proporcionou o desenvolvimento de uma visão crítica a ser aplicada nos diversos tipos de serviços de alimentação e não apenas para ser visto como uma temática a ser “decorada” para responder questões em uma avalição escrita. Tivemos a oportunidade de refletir que a ação docente vai além de conhecimentos teóricos e práticos, perpassa pelo âmbito do compartilhar esses conhecimentos, de reconhecer fragilidades, de estabelecer um compromisso com a sociedade, de desenvolver potencialidades, de enfrentar suas limitações, de saber que não se sabe tudo, mas que juntos, docentes, discentes e a comunidade, podem ir além do que foi aprendido em sala de aula e na comunidade
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