Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Ana Cláudia Burmester (Autor)
Título
DOCES PALAVRAS: A EXPERIÊNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR LINGUAGENS NO PROGRAMA MULHERES SIM
Palavras-Chave
Extensão - Cora Coralina - Questões de gênero.
Resumo
O programa de extensão Mulheres SIM, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), destina-se a atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, sem escolaridade, na perspectiva da autonomia e da cidadania. No contexto dessa oferta formativa, o componente curricular Linguagens é compreendido a partir do papel que a linguagem tem para o desenvolvimento da vida cidadã e autônoma dos sujeitos, bem como para a elevação da sua autoestima. No câmpus Canoinhas, o programa foi ofertado no ano de 2015 a um grupo de 30 mulheres da área rural do município de Irineópolis/SC, as quais, em sua maior parte, trabalham na produção de fumo. As aulas foram organizadas a partir de um levantamento de interesses realizado previamente com as alunas. Trabalhou-se com a poesia de Cora Coralina, por abordar questões de gênero e realizar relevantes análises sociais. Realizaram-se leituras de diferentes poemas e, a partir destes, reflexões sobre as temáticas e o estilo de escrita. Discutiu-se também sobre a biografia da poetisa e a influência em sua obra e, nesse sentido, também se abordou seu ofício como doceira. Foram promovidos exercícios de escrita conjunta e, na sequência, as alunas desenvolveram seus próprios textos. Essas produções, juntamente a receitas selecionadas pelas alunas, foram compiladas, como uma coletânea, a exemplo do livro de receitas da poetisa goiana. No decorrer das aulas, observou-se o envolvimento das alunas nas atividades de leitura, reflexão e escrita. Percebeu-se que as temáticas fizeram sentido para aquele grupo de mulheres e é possível afirmar que houve igualmente um processo de reconstrução desses sentidos e significados. A partir de seus textos, visualizam-se seus contextos particulares, suas expectativas, suas frustrações e, inclusive, o papel que o programa cumpriu em suas realidades, colaborando para o empoderamento e a elevação da autoestima.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros