Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Jackson Pinto Silva (Autor)
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR (Autor)
Vania Nascimento Tenório Silva (Co-Autor)
Renata Gomes Pimentel (Co-Autor)
Título
CURSO BÁSICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-Chave
Educação, meio-ambiente, sustentabilidade, conscientização
Resumo
Nas últimas décadas, as questões ambientais se tornaram cada vez mais importantes para a sociedade. Essa atenção ao meio ambiente é justificável considerando a relação direta entre o futuro da humanidade e equilíbrio dos ecossistemas. Entretanto, com a elevação demográfica, a poluição e a produção de resíduos estão crescendo de forma exponencial, justificando-se, por esse motivo, a realização de trabalhos educacionais que favoreçam a preservação do meio ambiente. Segundo Lima (2004), a escola é um espaço privilegiado para o estabelecimento de conexões e informações com o objetivo de se criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades, e, principalmente, a se autoidentificarem como integrantes do meio ambiente. Assim, dada a importância do tema mencionado, o presente trabalho visa relatar a experiência desenvolvida pela ação de Extensão “Curso Básico de Educação Ambiental”, do IFAL – Campus Maceió, a qual propôs uma formação na área de Meio Ambiente para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Pinho e Escola Estadual Professor Benedito de Moraes. No decorrer da capacitação, os participantes realizavam avaliações e atividades constantes acerca dos conteúdos vistos durante aulas. Tais tinham como objetivo praticar o conteúdo abordado, avaliar o desempenho dos cursistas e ainda obter um retorno sobre a abordagem conteúdos. Ao final da capacitação, o participante que apresentou frequência mínima de 75% recebeu certificação e na oportunidade, aplicou-se uma pesquisa, através de um questionário, que teve como finalidade a obtenção de um feedback dos participantes em relação a atividade desenvolvida. O presente teve duração de 8 meses e beneficiou 50 estudantes do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 16 anos. Através de alternativas dinâmicas e interativas os alunos puderam compreender os temas abordados, de modo que a cada avaliação realizada o desempenho desses era progressivo. Acredita-se, portanto, que a Educação Ambiental, deva integrar o currículo das instituições de Ensino Fundamental dada a importância de conscientizar cada vez mais cedo o a criança e o jovem sobre agressões que o Meio Ambiente vem sofrendo, de modo a formar cidadãos conscientes de sua ações no que diz respeito a preservação do ambiente.
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