Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
AUTORES:
Adriana Mendonça Pizatto (Autor) Mirlene Dalio Ribeiro (Co-Autor) Giana Amaral Yamin (Co-Autor) |
Título |
PROJETO ABAYOMI: MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E JOVENS |
Palavras-Chave |
Múltiplas linguagens. Formação docente. Educação. |
Resumo |
Abayomi, na língua africana, significa “encontro feliz”. Esse é o sentimento que impulsiona as atividades do “Grupo Abayomi”, vinculado a um Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na cidade de Dourados. O projeto, em desenvolvimento desde o ano de 2015, agrega ações de extensão, ensino e pesquisa. Aproxima crianças do Estado de Mato Grosso do Sul a uma programação cultural organizada (saraus), imersa em linguagens, os quais integram leituras, músicas, dramatização, artes, brincadeiras e contações de histórias, com apoio de materiais e obras literárias selecionados. Participam do projeto crianças de diferentes idades e contextos, desde os bebês. O planejamento é construído respeitando o direito de as crianças se expressarem por meio de múltiplas linguagens para além da escrita, enfatizada nos espaços escolares. Os encontros “Abayomis” ocorrem quinzenalmente em escolas, praças, centros de educação infantis, livrarias, abrigos, universidades e hospitais. As atividades divertem, emocionam, aproximam e ensinam. Como resultado, a proposta garante às crianças (e os adultos que as acompanham) a ampliação do repertorio cultural. Em relação às pedagogas em formação, constata-se que elas constroem possibilidades para ensinar em diferentes espaços, para além das instituições escolares. Elas internalizam experiências, a partir de um repertório metodológico e teórico, que lhes favorece a compreensão das especificidades e potencialidades das crianças, tal qual orientam os teóricos do curso de graduação em Pedagogia. Finalmente, constata-se a aproximação da UEMS com a comunidade e o estabelecimento de parcerias em prol da edificação de uma educação de qualidade. |