Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Natália Pereira Martins (Autor)
Título
"Se hace el camino al andar" - O Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira para Terceira Idade
Palavras-Chave
Espanhol, Língua Estrangeira, Terceira idade
Resumo
Tanto nacional quanto internacionalmente, nos últimos anos tem crescido a preocupação com a população idosa e tem se desenvolvido políticas específicas para o cuidado com esse grupo. Também tem crescido o número de idosos, fato que nos leva a pensar formas de inclusão da terceira idade na sociedade. Várias universidades do Brasil desenvolvem programas e projetos de extensão para a terceira idade que visam sua socialização e manutenção da atividade intelectual e física. Eu sou professora voluntária de Espanhol da UNATI (Unifal Aberta à Terceira Idade) há quatro anos. Este Programa de Extensão existe desde 1999 e oferece cursos diversos para a população idosa de Alfenas e cidades vizinhas. O presente trabalho reflete algumas das experiências colhidas em quatro anos de atividade como professora de Espanhol para a Terceira Idade do curso "Hola, ¿qué tal? - Curso de Lengua y Cultura Hispánica". Os objetivos do Programa de Extensão UNATI são: a socialização dos idosos, bem como contribuir com a melhoria de sua qualidade de vida e oferecer cursos que promovam sua capacitação intelectual, cultural e física. O curso de Espanhol "abraça" os objetivos do programa e vai um pouco além: oferecer meios para ampliar a visão de mundo dos alunos por meio do ensino de uma Língua Estrangeira, além de apresentar ao aluno a Língua Espanhola a partir de amostras culturais da mesma. A proposta do curso aborda a língua desde uma perspectiva comunicativa, oferecendo meios para que os alunos possam interagir em diferentes situações de comunicação. O presente trabalho aborda as distintas perspectivas metodológicas utilizadas ao longo do tempo, mas enfoca em uma recente experiência de escolher o cinema como input para abordar a língua na sala de aula. Expectativas, decepções, projeções; tudo se mistura na confecção do bordado da sala de aula e se constitui parte do caminho que está sendo contruído na área de ensino de Espanhol como Língua Estrangeira.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros