Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Estadual de Maringá |
AUTORES:
Ana Paula Vidotti (Autor) |
Título |
EXPOSIÇÃO MUSEOLÓGICA NOSSA PELE NOSSA ROUPA |
Palavras-Chave |
Educação, Morfologia, Exposição |
Resumo |
Ana Paula Vidotti1, Josiane Medeiros de Mello1, Angela Maria Pereira Alves1, Eder Paulo Belato Alves1, Karile Cristina da Costa2, André Luis Schmidt da Silva3 Área Temática: Educação 1- Universidade Estadual de Maringá (UEM); Departamento de Ciências Morfológicas (DCM); Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI). 2- Universidade Estadual de Maringá (UEM); Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI). 3- Universidade Estadual de Maringá (UEM); Programa de Pós Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF); Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI). A exposição é considerada a principal e mais comum forma de comunicação em museus. O objetivo desse trabalho foi promover a divulgação científica e a educação não formal utilizando ferramentas que aguçassem a atenção de pessoas e fornecessem conteúdos sobre o maior órgão do corpo humano, a pele. A exposição temporária foi realizada no Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) da Universidade Estadual de Maringá, Paraná e a temática abordada -“Nossa Pele Nossa Roupa”, foi montada utilizando-se exemplares de pele humana, microscópios com lâminas histológicas permanentes, maquete representando as camadas da pele, painéis e imagens tridimensionais que reproduziam a pele humana, cuidados e doenças, fornecidos pelo projeto Homem Virtual da Faculdade de Medicina da USP, além de vídeos rodados no caleidocine com a associação do tema a cultura, religião, e ecologia por exemplo. Os visitantes foram acompanhados por tutores que atuaram como mediadores do conteúdo da exposição, totalizando mais de 300 alunos do ensino fundamental e médio atendidos. Somados a este público houve a participação de visitas espontâneas da comunidade em geral que foram registradas em livro de assinaturas. A avaliação dos resultados foi realizada por meio da observação ao acaso e relato dos professores. Os professores relataram que os alunos quando retornavam à sala de aula comentavam sobre as impressões acerca dos conteúdos vi |