Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Ilvia Silva Gomes (Autor)
Wilson Sabino (Orientador)
Elaine Menezes Rossi (Co-Autor)
Maira Rayane Pereira Braga (Co-Autor)
Título
PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS DE SAÚDE NO BAIXO AMAZONAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
Participação social; Conferências de Saúde; Democracia
Resumo
Introdução: Entende-se a formação em saúde como um complexo processo que articula conhecer, aprender, fazer, produzir conhecimento e cuidar. Entretanto, este processo situa-se no âmbito de políticas públicas de saúde e educação em meio às tensões, contradições, avanços e recuos nas práticas e concepções no trabalho em saúde. Nesse sentido, emerge como necessário repensar os campos de práticas e de saberes, com a finalidade de criar novas estratégias de formação aos futuros egressos do campo da saúde. Objetivo: Promover a participação discente na formulação de políticas de saúde no Baixo Amazonas - Estado do Pará. Método: Utilizou-se do relato descritivo e reflexivo da participação discente em Pré Conferências de Saúde junto ao segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Santarém-PA, ocorrido no primeiro semestre de 2015. O público alvo foram discentes do Instituto de Saúde Coletiva, que através de atividades extensionistas promovida pela Disciplina de Saúde Pública foram introduzidos ao campo do controle social e da formulação de políticas em saúde. Resultados: Através da participação discente em treze Pré-Conferências entre as zonas urbana, rural e ribeirinha, possibilitou a estes, ouvirem e refletirem sobre as necessidades de saúde da sociedade. Como pode ser observado na fala desta discente: “...não tinha ideia do que eram os conselhos e conferências de saúde e sua importância para a construção do SUS que queremos, porém esta experiência me proporcionou um olhar diferente...”. Todo este processo culminou com a 13° Conferência Municipal de Saúde em julho de 2015 nas instalações do Auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará, Campus Tapajós. Conclusão: A participação discente permitiu a estes ressignificarem seus saberes através da escuta das demandas sociais, e com seu olhar qualificado pelo aprendizado adquirido, conseguiram inserir propostas com o propósito de melhorar a qualidade de assistência em saúde no município.
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