Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria

AUTORES: Camila Wolpato Loureiro (Autor)
Alan Ricardo Costa (Autor)
Título
PRÉ-UNIVERSITÁRIO POPULAR ALTERNATIVA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DE EDUCAÇÃO
Palavras-Chave
Educação Educação Popular Pré-Universitário Popular Alternativa.
Resumo
O curso Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), fundado em 2000, em Santa Maria-RS, é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em contraponto às políticas neoliberais promovidas no Brasil, principalmente nos anos 1990, o PUPA, como tantos outros grupos fundados no início do séc. XXI, busca ser uma opção para o acesso ao Ensino Superior de pessoas socioeconomicamente desfavorecidas, tentando pautar seu trabalho em ações que abarquem o viés da Educação Popular, ou seja, mais horizontal, dialógica, emancipatória e com base nas experiências de vidas dos sujeitos participantes. Entre 2000 e 2006, o Pré-Vestibular Popular Alternativa funcionou de forma itinerante, em parcerias com as escolas da cidade. Após esse período, passou a se estabelecer no Prédio de Apoio Didático e Comunitário da UFSM. Ao longo dos anos, sua perspectiva político pedagógica também se alterou: em 2014, o curso passou a ser denominado Pré-Universitário Popular Alternativa, no intuito de deixar demarcada sua posição de contribuir não só na preparação dos (as) educandos (as) para a prova de ingresso ao ensino superior, mas também para a vivência do espaço acadêmico com uma visão mais crítica e política do mundo. Hoje, o curso conta com a participação de cerca de 350 pessoas anualmente, entre educandos(as), educadores(as), coordenadores(as) de equipe e coordenadores(as) executivos. Dados recentes indicam que, nos últimos anos, os índices de estudantes aprovados no acesso ao Ensino Superior cresceram, bem como se tornaram mais efetivas as pesquisas acadêmicas desenvolvidas no PUP Alternativa e ações de formação continuada dos(as) educadores(as) participantes, demonstrando um amadurecimento do projeto enquanto ação de extensão.
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