Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Bianca de Oliveira (Autor)
Título
A HORA DA RODA COMO ATIVIDADE FACILITADORA DO DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-Chave
Hora da Roda. Juízo Moral. Educação Infantil.
Resumo
O cotidiano da Educação Infantil é composto de atividades permanentes que atendem às necessidades de cuidar e educar de forma integrada, uma delas é a hora da roda, capaz de desenvolver o juízo moral das crianças, quando realizada de forma planejada, com objetivos claros e intervenções refletidas por parte do professor. Esta pesquisa empírico-descritiva buscou investigar como a hora da roda tem sido desenvolvida nas instituições de Educação Infantil e, quais as concepções dos professores sobre o tema a fim de propor a hora da roda como um espaço propiciador do desenvolvimento da autonomia moral das crianças. Participaram da pesquisa 2 professoras e suas respectivas turmas de alunos totalizando 46 crianças de 4-5 anos de idade, de 2 Escolas Municipais de Bauru/SP. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se a observação, entrevista e intervenção com a introdução e discussão de dilemas morais. Foi possível comprovar que no decorrer da roda surgem temas morais variados a partir dos conflitos existentes e, que é possível abordá-los por meio das situações reais ou hipotéticas como contação de histórias e dilemas que contemplem temas morais. Confirmou-se que o comportamento das crianças é influenciado pelo ambiente sociomoral estabelecido na classe, contudo, os temas morais poderiam ser melhor aproveitados, pois a hora da roda varia de acordo com o planejamento do professor, que decide realizá-la ou não. O trabalho com dilemas possibilitou a compreensão do raciocínio moral das crianças na resolução de conflitos percebendo que elas se engajam em comportamentos pró-sociais, porém, é mister capacitá-las para enfrentar questões interpessoais de modo autônomo. Verificou-se a importância de se efetivar um trabalho na Educação Infantil que privilegie a dimensão moral do desenvolvimento, que só é possível se os cursos de formação inicial e continuada favorecerem o acesso ao conhecimento acerca do desenvolvimento do juízo moral e caminhos para abordar o tema cotidianamente. Palavras-chave: Hora da Roda. Juízo Moral. Educação Infantil. Eixo Temático: Educação.
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