Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CET

Subárea: Tecnologia e Produção

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

AUTORES: Jamile de Oliveira (Autor)
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (Orientador)
Título
RECURSOS DIDÁTICOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS
Palavras-Chave
Educação a Distância. Material. Didático.
Resumo
Cresce a procura por cursos superiores a distância no território nacional, todavia os profissionais da área tendem a passar para o plano digital a mesma metodologia tradicional do ensino presencial, sendo um dos desafios para a modalidade de ensino a distância. Isso requer uma modificação no modelo pedagógico, desenvolvimento das habilidades e competências, associado à democratização do acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e afinidade com os meios digitais. A constituição de materiais em EAD exige planejamento responsável, por isso o objetivo da pesquisa tem sido analisar as produções científicas sobre recursos didáticos na modalidade EAD dos últimos 5 anos no território brasileiro. A coleta dos dados foi feita a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT), bem como do Banco de Teses da CAPES e ‘Censo EAD.br’. Foram selecionadas 33 publicações, cujos dados estão sendo sistematizados a partir da abordagem qualitativa. Partiu-se da hipótese de que muitas instituições limitam o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a ferramentas como os vídeos e textos impressos, disponibilizando materiais pouco interativos para o aluno. Os resultados confirmam a necessidade de reavaliação do uso de recursos didáticos digitais para EAD, possibilitando aos profissionais da área uma reflexão sobre suas produções para que haja um ensino de melhor qualidade. Além do conteúdo é preciso que o curso esteja baseado na comunicação, troca e suporte aos alunos, fornecendo combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos. É importante a articulação entre as partes, a formação do cidadão crítico e criativo, capaz de pensar e transformar o mundo, para isso encontra-se na realidade virtual múltiplas ferramentas digitais, que podem ou não ser integradas aos AVAs, possibilitando amplas experiências de construção do conhecimento. Palavras-chave: Ensino a Distância. Material. Didático. Eixo Temático: Tecnologia e Produção
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