Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: ELYS KAROLLYNE RODRIGUES DOS SANTOS (Co-Autor)
JOÃO VICTOR LAURINDO DOS SANTOS (Autor)
MARICI LOPES DA SILVA (Orientador)
Título
INTRODUÇÃO À LÍNGUA INGLESA: DESPERTANDO O PRAZER DE APRENDER INGLÊS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR
Palavras-Chave
CRIANÇAS, ENSINO, LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
A globalização aproxima o contato com as mais diferentes culturas, essa comunicação, muitas vezes, se dá por meio da língua estrangeira. A língua estrangeira, mesmo sendo um direito assegurado ao aluno, não é vista como um componente essencial na sua formação. Em algumas regiões do Brasil, essa disciplina não está inserida no currículo, sendo ministradas aulas inicialmente em apenas uma ou duas séries do Ensino Fundamental de escolas públicas. Em instituições particulares, o ensino de língua estrangeira apesar de não ser obrigatório, está integrado na Matriz Curricular, desde o Ensino Infantil até o Médio. Quando estimuladas desde cedo, as crianças tendem a desenvolver melhor e mais rapidamente a habilidade para aprender línguas estrangeiras, fazendo com que elas possam se tornar fluentes na(s) língua(s) estudada(s). Desse modo, tendo em vista a globalização, a necessidade de comunicação entre os povos, a troca de conhecimento, a era da tecnologia, o mercado de trabalho, a pesquisa, entre outros, torna-se fundamental o domínio de uma de pelo menos uma língua estrangeira que de forma mais ampla garante o acesso do indivíduo ao mundo globalizado, em especial, a língua inglesa. O trabalho em questão objetivou oferecer um primeiro contato de alunos do final do Ensino Fundamental I com a língua inglesa de uma forma lúdica e prazerosa. A ação foi desenvolvida na Escola Municipal Governador Lamenha Filho, localizada no município de Murici – AL. O público alvo foi 3 turmas de 5º ano do Ensino Fundamental totalizando aproximadamente 100 alunos. Semanalmente, ocorreram duas oficinas, executadas através de jogos e brincadeiras dinâmicas, que desfechavam com a participação dos alunos, estimulando o interesse e atenção deles pela língua inglesa. Os alunos foram avaliados em dois momentos distintos, através de avaliação oral e escrita, a fim de verificar a aprendizagem dos conteúdos abordados, além de serem observados durante as oficinas, a partir das quais constatou-se que eles se sentiram estimulados a aprofundar o conhecimento na língua em questão.
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