Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Eliana Marinho Branches Farias (Autor)
Deize de Souza Carneiro (Orientador)
Título
PATRIMÔNIO GEOLÓGICO AMAZÔNICO: UMA ABORDAGEM VISUAL
Palavras-Chave
Exposição; Patrimônio geológico; Geoexcursões.
Resumo
A proteção do patrimônio geológico conduz a sociedade à busca de práticas sustentáveis uma vez que baseia-se no trinômio da geodiversidade, geoconservação e geoturismo. Diante desta perspectiva de conservar enfatizando a difusão de conhecimento acerca do patrimônio geológico local, a ação Exposição “Geodiversidade em Arte: Imagens & Textos”, do projeto Geodiversidade Amazônica em Música e Poesia promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa em parceria com o Ministério da Cultura, visa expor fotografias de geoexcursões produzidas pelo Projeto Roteiros Santarenos realizado entre o período de 2012 a 2014, no município de Santarém e Óbidos-PA. A metodologia foi pautada em uma abordagem visual de modo a destacar a percepção dos elementos da geodiversidade local. Os registros fotográficos deste projeto abarcam temas relacionados à formação geológica da região, roteiros de bicicletas pela cidade de Santarém, patrimônio histórico e arquitetônico, ambientes fluviais bem como atividades realizadas na Universidade voltadas a estudantes de ensino médio. Tal ação em andamento realizou no primeiro semestre de 2016, a primeira etapa desenvolvida na Ufopa e em duas escolas de ensino básico do município de Santarém-PA. Os resultados parciais desta ação evidenciam o desconhecimento dos elementos geológicos e geomorfológicos locais principalmente por parte de estudantes do ensino básico. Os resultados apontam ainda a curiosidade expressa pelo público quanto aos diversos locais geoturísticos e por vezes, capturam reações de surpresa na visualização seja da paisagem ribeirinha, dos balneários ou mesmo dos resultados de eventos naturais que atingem a região. As fotografias destacam não apenas o meio abiótico, mas dão ênfase a relação homem e natureza demonstrando por vezes imagens visualizadas diariamente, mas que muitas vezes não são percebidas ou valorizadas. Assim, via abordagem visual, o projeto instiga a população, a partir de estudantes do ensino básico a práticas sustentáveis de modo a conservar o patrimônio geológico local.
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