Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Samille Henriques Pereira (Autor)
Lucas Andrade Rabello (Autor)
Ana Flávia de Oliveira Gonçalves de Matos (Autor)
Rayane Silva Miranda (Autor)
Daniela Leite Fabrino (Orientador)
Título
Engenharia no Ensino Médio
Palavras-Chave
Ensino superior, Ensino médio, acesso
Resumo
O Brasil é um dos países que apresentam a menor Taxa de Escolarização Bruta no Ensino Superior (ES), houve criação de novas Universidades, campus fora da sede e aumento do número de vagas oferecidas, mas é importante destacar que a democracia de acesso ao ES consiste em desenvolver maneiras de torna-lo mais acessível e não apenas aumentar o número de vagas. Este trabalho tem por objetivo promover o interesse do ingresso ao ES, oferecendo ampla visão do papel do engenheiro na sociedade. Para isso, buscou-se escolas parceiras; no primeiro contato avaliou-se o conhecimento dos alunos sobre o ES por meio de chuva de ideias. Realizou-se palestras e experimentos sobre os cursos e oportunidades extracurriculares oferecidos pela UFSJ/CAP, no último momento foi realizada nova avaliação para averiguar o impacto das atividades. A análise foi feita por comparações entre as palavras usadas nas chuvas de ideias e preenchimento do formulário no último dia. Os alunos se mostraram mais interessados pelos cursos de Engenharia Civil, Mecatrônica, Bioprocessos e Química, respectivamente, não houve interesse por Engenharia de Telecomunicações. Na chuva de ideias o número de palavras repetidas na primeira se sobressaiu às da segunda. Isto pode ter se dado pela falta de informação que os alunos tinham sobre o conceito de universidade e os conhecimentos técnicos exigidos nos cursos discutidos. Após as intervenções pode-se notar aumento expressivo no número de palavras usadas apenas uma vez, indicando esclarecimento sobre o mundo acadêmico e com associação de maior variedade de palavras ao tema, sem o uso de palavras comuns como “conhecimento” e “matemática”. A grande quantidade de palavras associadas à melhoria de vida, como “renda” e “superação” chamou a atenção, pela associação do ES a uma realidade de difícil alcance. Isso pode ser mudado por intervenções que busquem conscientizar os alunos sobre a importância da formação profissional, mostrando que esta realidade é acessível a todos.
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