Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: Vagner Roberto Bergamo (Autor)
Wendel Vila Real (Co-Autor)
Mariana Rosa Brandão (Co-Autor)
Título
ESPORTES UNIFICADOS: ferramenta para inclusão social de pessoas com deficiências
Palavras-Chave
Esportes Unificados, Inclusão Social, Deficiência Intelectual
Resumo
Em 2011, a faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, dando sequência na implantação dos grandes temas da educação em seu Projeto Político Pedagógico, elege a inclusão como tema central de todas as disciplinas, adotando a filosofia dos Esportes Unificados da Special Olympics (SO). A implantação do projeto constou dos seguintes objetivos: conhecer a SO e o esporte unificado; vivenciar experiências sob a filosofia da SO na proposta das aulas de Educação Física das escolas municipais de Campinas, aplicar em um evento teste os conhecimentos adquiridos culminando com a participação dos Jogos Escolares Municipais Adaptados (JEMA). Tal foi o sucesso alcançado que do primeiro Jogos realizado no ano de 2011 para os jogos de 2015, ocorreu um aumento de 100% de alunos e 82% das escolas participantes. Apesar de terem sidos registrados progressos sensíveis na participação dos escolares com deficiências nos JEMA, os problemas persistem e continuam a ser responsáveis pela diminuta participação dos alunos com deficiências nas aulas de educação física escolar. Essas constatações nos levaram a propor o Projeto de Extensão “Esportes Unificados: ferramenta para inclusão social de pessoas com deficiências” em parceria com uma escola municipal de Campinas, SP. Assim sendo, os objetivos do Projeto de Extensão é criar condições para que as aulas de Educação Física sejam meio para alcançar um bom clima de relações humanas e permitir à pessoa com deficiência em paridade com os outros as mesmas oportunidades. Participam do projeto 12 alunos com deficiência e 12 alunos parceiros sem deficiências. As oficinas acontecem uma vez por semana com duração de duas horas. Os resultados até o momento são inconclusivos, pois somente três oficinas foram realizadas. Porém, os desafios são ainda grandes, em fazer com que os professores aprendam esses conceitos e apliquem em suas aulas e que a Escola entenda a abrangência desta proposta e coloque nos seus planos de aula alguma destas intervenções.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros