Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Maria José Diogenes Vieira Marques (Orientador)
Maicon Rubens Barone da Silva (Autor)
Daniel Eloi Gomes (Autor)
Jennifer de Souza Rezende (Co-Autor)
Gabriela Chagas Câmara (Co-Autor)
Jonathan Mendes Rodrigues (Co-Autor)
Fernando Della Noce Wehbe (Co-Autor)
Natallya Carolina Pereira Rezende (Co-Autor)
Título
Leitura como Estratégia de Interação Social: promoção da cultura do livro e da biblioteca no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-Chave
Livro. Leitura. Interação social.
Resumo
O projeto de extensão ‘Promoção da Cultura do Livro e da Biblioteca’ foi aprovado na linha de fomento do Instituto Federal do Triângulo Mineiro para ser desenvolvido no ano de 2016 com atividades realizadas em Uberlândia e Uberaba e unidades escolares do ensino médio e fundamental dessas cidades. A formação da cultura do livro, da biblioteca e de leitores é um processo contínuo que contribui para o conhecimento cultural do cidadão e pode ampliar a concepção de formação profissional através de ações protagonizadas pelos alunos do IFTM nos campi e na rede pública. Essa concepção está alicerçada no pensamento de teóricos como Edmir Perroti, Vygotsky e Frank Smith, ancora-se na perspectiva que extrapola o conceito imobilizado de leitura para estudo, ou pesquisa ou lazer e, também, a formação de estereótipos orientados sobre os espaços, momentos, livro adequado e leitura solitária, que criam barreiras e impedem o aprofundamento da concepção de leitura. O acesso facilitado à biblioteca e aos espaços de leitura e atividades culturais fortalece o papel do leitor em seu processo de formação crítico-cidadã. As ações realizadas incluem a formação de bolsistas e voluntários para multiplicar o acesso ao livro, à leitura e à biblioteca; o incentivo da cultura do livro para os alunos do IFTM e da rede pública; campanhas de doação de acervos literários; almoço em poesia, círculo de leitura; apresentação cultural e incentivo à leitura (literária, literária aliada à formação profissional e não literária). A visão do trabalho pela literatura e a formação técnica e tecnológica são temáticas presentes nas discussções das rodas de conversas literárias abordadas pelos alunos bolsistas do IFTM. A perspectiva ao final do projeto é a de ressignificação do livro, da biblioteca e da leitura pela integração e interação social com vistas, também, à formação profissional.
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