Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de São João Del Rei

AUTORES: Bianca de Araújo Liboreiro (Autor)
Nicaelen Arlene das Mercês Sobrinho (Autor)
Título
Ver sem ser visto: a invisibilidade de funcionários de serviços gerais em uma universidade.
Palavras-Chave
Invisibilidade social; Psicologia Social; Lan House
Resumo
O tema “invisibilidade social” tem sido estudado e discutido de maneiras diversas dentro do campo da Psicologia Social. Uma discussão sobre esta temática surgiu como queixa do grupo de funcionários terceirizados, responsáveis pelos serviços gerais no Campus Dom Bosco da UFSJ, nas oficinas com adultos terceirizados do projeto “Uma lan house como laboratório de pesquisa e extensão”, financiado pela Fapemig. Os participantes apontaram que se sentem invisíveis nos corredores da universidade. Para investigar melhor esta demanda, foi proposto um questionário sobre como é a vida do terceirizado neste contexto. Responderam ao questionário 8 participantes, dentre os quais 7 indicaram que na maioria das vezes não se sentem valorizados no seu trabalho. A partir das respostas foram desenvolvidas na Lan House quatro atividades sobre a “invisibilidade”. A primeira atividade foi a confecção dos seus avatares on-line, nos quais os oficinandos puderam colocar suas características e demonstrar como se percebem. Depois as estagiárias agruparam os avatares em uma só imagem, formando uma fotografia única, com o objetivo de trabalhar a identificação do grupo, assim como a criação de uma identidade coletiva. A segunda atividade se constituiu na identificação dos motivos pelos quais os funcionários se sentem invisíveis e foi selecionado um depoimento de cada pessoa. Na terceira, os participantes foram fotografados em seu local trabalho e as fotos foram reunidas em uma montagem no computador, juntamente com o depoimento e a fotografia de cada um. Na quarta atividade, com permissão dos participantes, para dar visibilidade às imagens, o resultado foi exposto nos mais diversos locais do Campus e também nas redes sociais. As atividades realizadas promoveram o reconhecimento de si e do grupo, oferecendo oportunidade de divulgação para comunidade acadêmica considerada importante para a redução da “invisibilidade” percebida pelos participantes.
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