Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado da Bahia

AUTORES: NICOLETA MENDES DE MATTOS (Autor)
Título
Inclusão no cinema: o uso do recurso fílmico como mediador formativo na perspectiva da inclusão educacional e social
Palavras-Chave
inclusão; cinema; mediação formativa
Resumo
O Projeto de Extensão Inclusão no Cinema iniciou-se em 2015, como uma atividade promovida pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Educação Especial e Inclusão – NUPESPI do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Em 2016, recebeu apoio financeiro do Departamento. Tem como objetivo maior criar um espaço de reflexão, debates e desenvolvimento da análise crítica sobre a educação especial e a inclusão na contemporaneidade, por meio do cinema, utilizando filmes comerciais, documentários etc., como recursos mediadores e problematizando como a inclusão tem sido retratada pela mídia, como esta compreensão vem sendo transmitida aos expectadores, formando concepções e interferindo nas suas práticas. As exibições são acrescidas de textos que tratam do filme apresentado e/ou dialogam com suas temáticas, disponibilizados antecipadamente na versão impressa ou digital, no blog do projeto. Após a exibição do filme, é aberta uma roda de conversa. Em 2015, aconteceu uma edição do projeto, com a exibição do documentário “Como Somos”, e discussão com as diretoras do documentário, no 6ª edição do Seminário “Encontros com a Inclusão: experiências educacionais na perspectiva da inclusão” e o I Colóquio Internacional sobre Educação e Diversidade Cultural, sobre a realidade familiar de pessoas com autismo e com Síndrome de Down na cidade de Valença. Em 2016, acontecerá em junho a I Mostra do Projeto Inclusão no Cinema: inclusão na contemporaneidade, em parceria com duas UES da cidade, envolvendo o público das comunidades acadêmicas e da cidade. São contribuições do projeto: criação de um espaço de reflexão sobre o tema; contato com experiências locais através do documentário exibido; estabelecimento de parcerias interinstitucionais; possibilidade de que os participantes tornem-se multiplicadores, ampliando a reflexão e debate sobre os desafios da inclusão na contemporaneidade.
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