Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

AUTORES: Roseane Andrelo (Autor)
Título
A comunicação interna e seu papel educativo: uma proposta de formação de competências comunicacionais e em literacia digital
Palavras-Chave
comunicação interna; comunicação e educação; competências comunicacionais; literacia digital
Resumo
As organizações vivenciam uma realidade complexa: a competitividade está cada vez mais acirrada; grandes corporações se fundem aumentando seu poder; a globalização faz com que símbolos desterritorizalizados se agreguem a diferentes culturas; consumidores tornam-se mais críticos e ganham amplos espaços de manifestação e a informação, mais disponível do que nunca, passa a ser representada em diversas formas. Neste cenário, a formação permanente do público interno é indispensável. Este trabalho tem como preceito o fato de que esse é um dos papéis da comunicação organizacional, como área responsável pela gestão do relacionamento entre as organizações e seus públicos estratégicos. A proposta é que a comunicação organizacional também deve atuar na formação dos públicos internos para que saibam selecionar e utilizar as informações mais relevantes. Isso faz com que os instrumentos de comunicação dirigida, sobretudo aqueles baseados em mídia, tenham uma abordagem mais ampla do que a usual – de meros difusores de informação. É preciso assumir o papel dialógico da comunicação fazendo com que os atores sociais envolvidos também sejam emissores. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar e analisar os principais resultados obtidos com o site Comunica Educação, projeto de extensão da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Além da metodologia de observação participante, por meio da qual analisa-se a experiência dos quatro anos de projeto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que buscou verificar a opinião de um grupo de usuários. Os resultados permitem concluir que é possível trabalhar em um ambiente organizacional a formação comunicacional criticamente, superando a forma instrumental. Ações de formação permitem a integração e incentivam a participação dos colaboradores por meio de assuntos de interesses da organização, que busca aperfeiçoar seus recursos humanos, mas ao mesmo tempo pode formar um cidadão consciente e crítico.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros