Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Goiás

AUTORES: THIAGO DANILLO DA SILVA (Autor)
Ana Cristina Silva Rebelo (Orientador)
João Roberto da Mata (Co-Autor)
Arthur Ferreira do Vale (Co-Autor)
Título
ANÁLISE HISTÓRICA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS APLICADAS À ANATOMIA COMO FORMA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO
Palavras-Chave
Folclore, cultura, dança, anatomia, movimento
Resumo
Folclore trata-se de uma forma de expressão popular de um país que permite a compreensão do povo e, ao mesmo tempo, compõe sua história. O folclore e sua manifestação por meio das danças e músicas típicas constitui importante forma de expressão popular capaz de representar as tradições e a cultura de uma determinada região, sendo um dos mais importantes componentes culturais da humanidade. Dessa forma, a sua utilização como uma ferramenta de ensino e aprendizagem pode contribuir para a divulgação e valorização da cultura de um povo, ampliar o conhecimento acerca da diversidade folclórica existente e auxiliar na formação dos discentes e do público direta e indiretamente envolvido na sua prática. Com isso, o presente trabalho objetivou realizar apresentações culturais e artísticas em escolas e creches na região de Goiânia-GO, abrangendo palestras sobre o histórico das danças folclóricas, os principais movimentos corporais e os aspectos anatômicos envolvidos, além de verificar as contribuições do ensino das danças folclóricas para os participantes da ação. As ações englobaram oficinas nas escolas e centros comunitários, com explanação sobre a cultura brasileira e os aspectos históricos das danças folclóricas, com apresentações artísticas das mesmas. Foram selecionadas as danças e músicas folclóricas, analisando a motricidade humana e seus componentes anatômicos, bem como a sua forma de interação com as diversas áreas de conhecimento cultural. Foram realizadas sete apresentações de danças folclóricas, incluindo a Cana-Verde, Catira, Cavalhadas, Pastoril, Siriri, Tambor de Crioula e Vilão. Com os resultados obtidos, observa-se que a interdisciplinaridade da música, dança e componentes curriculares, possibilita ao discente obter diferentes formas de aprendizado e estabelecer vínculos culturais com sua comunidade, além de integrar teoria e prática do movimento à luz da anatomia humana, transformando sua cultura em conhecimento.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros