Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Maria Thereza da Silva Vieira (Autor)
Tamiris Rodrigues Carvalho (Co-Autor)
Marta Libanório Sette (Co-Autor)
Mariana Cristina Pacheco Vieira (Co-Autor)
Ana Paula da Silva Pinheiro (Co-Autor)
Laysa Aline de Oliveira (Co-Autor)
Maria Cristina Pinto de Jesus (Orientador)
Título
VIVÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COM ATIVIDADES EDUCATIVAS JUNTO AOS ESCOLARES ADOLESCENTES
Palavras-Chave
Adolescência; Promoção da Saúde; Enfermagem; Extensão Comunitária
Resumo
Educar para a promoção da saúde constitui-se uma atividade intrínseca ao desempenho dos profissionais de enfermagem. O projeto de extensão universitária oportuniza o desenvolvimento dessa atividade. Objetivou-se compreender a vivência de estudantes de enfermagem com as atividades educativas realizadas com escolares adolescentes. Pesquisa fenomenológica realizada com 10 estudantes do curso de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais. O cenário da pesquisa foi a Escola de ensino fundamental e médio articulada com a Unidade Básica de Saúde, campo de ensino clínico de disciplinas da graduação em enfermagem. Dados obtidos no primeiro semestre de 2016, com entrevista composta por questões abertas. Os depoimentos foram organizados em categorias que expressam a vivência dos participantes com atividades educativas junto aos escolares adolescentes. A análise ocorreu segundo as etapas do método fenomenológico: descrição, redução e interpretação dos significados. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Parecer nº 527.650/2014. Os resultados foram expressos nas categorias: “Aprender a Ensinar” – os estudantes de enfermagem buscam o desenvolvimento de habilidades para o ensino em saúde considerando que a maioria é tímida e carece de conhecimentos que articulem saúde e sexualidade. Eles esperam ajudar os adolescentes na conscientização e responsabilização por seus atos frente ao cuidado com o corpo. A categoria “Ensinar a Aprender” congrega significados que mostram que os estudantes de enfermagem selecionam estratégias participativas para assegurar o envolvimento dos adolescentes nas atividades educativas, facilitando o aprendizado dos temas. Eles consideraram que as atividades educativas oportunizam o aprendizado mutuo, especialmente pela proximidade de idade entre eles. A parceria entre a universidade e o ensino fundamental e médio oportunizou o aprendizado de ações de promoção da saúde sexual tanto por estudantes de graduação como dos adolescentes.
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