Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Mário Augusto Silva Lemos (Autor)
Albená Nunes da Silva (Co-Autor)
Título
Descrição do perfil sócio-demográfico de crianças e pré-adolescentes que frequentam o PROJETO CIRCULATRILHO no Espaço Lúdico da Estação do Trem da cidade de Mariana/MG.
Palavras-Chave
Lazer, espaços públicos, crianças.
Resumo
Resumo: Introdução: Vivenciar a prática do lazer é fundamental para que crianças e adolescentes desenvolvam a socialização, a criatividade, a aprendizagem e a interação com o mundo. Projetos que promovam tais vivências tem sido de extrema importância para o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil nas últimas décadas. Neste sentido, é importante conhecer o perfil das crianças que frequentam estes espaços de lazer com o intuito de proporcionar atividades que contribuam de fato para o seu desenvolvimento social. O PROJETO CIRCULATRILHO é um projeto institucional ligado à Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX-UFOP). Visa transformar as estações de Mariana e de Ouro Preto em laboratórios de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo central é aproveitar o espaço físico maravilhoso da estação de Mariana e oportunizar atividades lúdicas educacionais para a comunidade. Objetivo: descrever a população atendida pelo PROJETO CIRCULATRILHO com relação a características sócio-demográficas, vínculos familiares e escolares. Método: Estudo transversal com aplicação de um instrumento (questionário) desenvolvido por professores e bolsistas do projeto. Resultados: O instrumento mostrou que o projeto Circulatrilho atende crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos, do sexo masculino e feminino. Todos os participantes estão frequentando a escola entre o segundo período e o oitavo ano. Eles conheceram o projeto através de divulgação informal e buscam o projeto principalmente em busca de atividades de lazer desenvolvidas neste espaço e nestes equipamentos. A maior parte dos atendidos mantém vínculos familiares e frequentam as instituições de ensino. Conclusão: a população atendida é constituída por crianças e adolescentes. As crianças da comunidade identificam no parque lúdico musical um espaço para a prática do lazer e se sentem acolhidas pelos bolsistas que as acompanham e desenvolvem as atividades.
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