Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Karoline Linhares Mota Rodrigues (Autor)
Larissa Rangel Dias (Co-Autor)
José Antônio Gonçalves Cabral (Co-Autor)
Daniela Gomes de Brito Carneiro (Co-Orientador)
Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de Vasconcelos (Orientador)
Título
Formação acadêmica e extensão universitária popular: Construção de saberes em um grupo de caminhada
Palavras-Chave
Extensão Universitária, Educação Popular e Promoção da Saúde.
Resumo
A Extensão Universitária é um dos caminhos para o desenvolvimento de ações na construção e formação do discente. A atuação da extensão por meio do referencial teórico e metodológico da Educação Popular, no setor da saúde, busca desenvolver o senso crítico dos acadêmicos e da comunidade para o questionamento, reflexão e problematização. O Programa de extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica” (PINAB) trabalha em parceria, com a integração entre extensionistas, estagiários de Nutrição e residentes multiprofissionais para o fortalecimento do trabalho na Atenção Básica em Saúde na Unidade de Saúde da Família (USF) -Vila Saúde em João Pessoa-PB, no Bairro do Cristo Redentor. O Grupo Caminhada, atua com o intuito de promover a participação da comunidade na promoção de sua própria saúde de forma integral por meio de metodologias ativas no desenvolvimento de atividades. Em trabalho conjunto, os usuários se reúnem na USF através de uma roda de conversa com o propósito de construir um diálogo amplo entre eles sobre os seus problemas de saúde e estratégias de alimentação a partir das possibilidades diante dos seus contextos de vida. Após esse momento de construção, parte-se para um alongamento coletivo seguido da caminhada pelo bairro onde residem. Ao final da caminhada, há um momento de descontração, dança ou ciranda, realizado com os participantes, em sua maioria idosos, com o intuito de resgatar a cultura popular. Ressalta-se que as atividades são planejadas a partir da demanda dos participantes. Avalia-se que esta experiência trouxe para os estudantes extensionistas o despertar de um protagonismo social e engajamento com os problemas de saúde da comunidade, além da aprendizagem de uma nova forma de se fazer a extensão universitária, na qual objetiva-se a formação de seres autônomos em relação a sua própria saúde através da participação, do diálogo e do comprometimento dos estudantes.
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