Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Marcelo Cândido Sarmento Drumond Nobre (Autor)
Elisa Lages Roque (Co-Autor)
Raquel Amanda Soares de Oliveira (Co-Autor)
Thaís Chaves Santos Aguiar (Co-Autor)
Vinicius de Paula Leite Gomes (Co-Autor)
Luiz Alberto Ribeiro Simões (Co-Autor)
Aline de Souza Ribeiro (Co-Autor)
Leonardo Souza Ribeiro (Co-Autor)
Jaqueline Melo Soares (Co-Orientador)
Melissa Araújo Ulhôa Quintão (Co-Orientador)
Analina Furtado Valadão (Orientador)
Jéssica Salgado Badinhani Mota (Co-Autor)
Título
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E DOENÇAS PARASITÁRIAS VEICULADAS PELA ÁGUA NA ZONA RURAL DE IPATINGA, MINAS GERAIS
Palavras-Chave
educação sanitária, saúde, parasitoses intestinais
Resumo
Atividades sobre o uso da água, bem como ações de educação sobre doenças parasitárias são fundamentais na atenção primária à saúde, visto que diversas doenças são facilmente evitadas por ações educativas. Objetivo: esclarecer a população de comunidades rurais, sobre os cuidados necessários na prevenção de doenças parasitárias transmitidas pela água, bem como discutir sobre seu uso. Método: foram realizadas ações em duas comunidades rurais de Ipatinga, MG. Foram ministradas palestras para os pais e professores nas escolas do Ipaneminha e do Pedra Branca, sobre a importância da água e consequências de seu uso inadequado. Para as crianças foram realizadas atividades lúdicas – apresentação com fantoches e peça teatral – ambas sobre prevenção, tratamento e orientações sobre as parasitoses intestinais. Resultados: em média trinta pais, quinze professores e sessenta crianças de cada escola, participaram dos eventos. O primeiro evento contou com palestra para os adultos e um teatro de fantoches para as crianças. No segundo, houve a apresentação de uma peça teatral sobre parasitoses intestinais. Os pais foram muito receptivos, mostraram-se atentos e interagiram com o tema. Os alunos mostraram interesse, interagiram com os fantoches, responderam a todas as perguntas feitas durante e após a exposição. A peça teatral divertiu as crianças, proporcionou momento de reflexão sobre as formas de contaminação, tratamento e cuidados para evitar as parasitoses intestinais. Ao final, foram feitas perguntas sobre o tema, e os alunos responderam adequadamente. Os alunos foram presenteados com brindes para prestigiar a participação e interação. Antes de receberem os brindes, as crianças lavaram as mãos com água e sabão, com a supervisão dos alunos de medicina. Conclusão: é notória a importância de programas educativos sobre a prevenção de doenças e promoção da saúde. Ações lúdicas aproximam as crianças que aprendem se divertindo e despertam nos acadêmicos de medicina responsabilidades social.
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