Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Thaís de Sousa e Souza (Autor)
Jéssica de Freitas Lopes (Co-Autor)
Edgar Pereira Coelho (Orientador)
Título
Extensão e Emancipação na Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Viçosa
Palavras-Chave
Cátedra; Paulo Freire; oprimidos.
Resumo
A Cátedra Paulo Freire tem acontecido na Universidade Federal de Viçosa (UFV), desde abril do ano de 2015. A mesma foi criada à partir do interesse de professores, funcionários, estudantes da UFV e pessoas da comunidade viçosense, na perspectiva de um diálogo sobre os pressupostos freirianos. A criação da Cátedra foi pensada como uma forma de aprofundamento dos ideais de Paulo Freire. Sua aprovação se deu no IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em Turim, na Itália, em setembro de 2014. Seus principais objetivos são apresentar à universidade e à comunidade o legado freiriano; desenvolver estudos sobre as obras de Paulo Freire, possibilitando momentos de reflexão e de interlocução dos saberes apreendidos; além de participar anualmente da organização e execução da Troca de Saberes (evento que acontece durante a Semana do Fazendeiro na UFV). A metodologia se desenvolve em meio aos encontros quinzenais, que ocorrem em formato de círculo de cultura e a partir de discussões coletivas. Tais encontros são registrados em ata para consulta dos membros e demais pessoas interessadas nas ações da Cátedra. Acreditando nos princípios extensionistas, o movimento da Cátedra tem viabilizado a produção de novos conhecimentos e à interlocução destes junto a comunidade, realizando visitas e ações que permitam o contato direto com a realidade dos oprimidos, por meio de oficinas temáticas e rodas de conversa. Com o propósito de participar ativamente da realidade social, a Cátedra contribui para a não alienação dos povos marginalizados, superando com eles e elas todo e qualquer tipo de preconceito. Sendo assim, a Cátedra tem se mostrado de fundamental importância na formação humana e sociopolítica de todos os envolvidos.
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