Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Thaís de Sousa e Souza (Autor)
Rosa Cristina Porcaro (Orientador)
Título
A Educação de Jovens e Adultos na Universidade Federal de Viçosa
Palavras-Chave
Educação de Jovens e Adultos; Paulo Freire; alfabetização.
Resumo
Desde o ano de 1987, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), devido ao alto número de funcionários analfabetos, tem desenvolvido um projeto de alfabetização de adultos. Inicialmente, as aulas aconteciam no Centro de Ensino e Extensão (CEE). NEm meados de 1995, a partir da demanda dos alunos, o projeto passou a oferecer, além da alfabetização, turmas de 5ª a 8ª série (atualmente do 6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e, alguns anos depois, foram abertas, também, turmas de Ensino Médio. Por consequência de seu crescimento, o projeto ficou municipalmente conhecido como Núcleo de Educação de Adultos (NEAd). Este tem acontecido há aproximadamente 29 anos e, graças ao seu êxito, não se restringe somente aos funcionários da UFV, mas a toda comunidade viçosense, abrangendo a Alfabetização, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Inclusão Digital e contando com a participação de graduandos de diversos cursos. O principal objetivo do NEAd não está baseado apenas em escolarizar o educando adulto, mas em proporcionar a ele a oportunidade de uma formação crítica social; bem como propiciar aos monitores momentos de estudo e reflexões sobre a educação de jovens e adultos. A estratégia metodológica utilizada é fundamentalmente guiada pelos princípios de Paulo Freire, que propõe uma maior comunicação entre o educador e o educando, além da adequação dos conteúdos escolares às características das classes populares. Hoje, o NEAd está sob a coordenação do Departamento de Educação, funcionando em sede própria. Suas ações buscam, na perspectiva de pressupostos freirianos, envolver a comunidade universitária e a comunidade viçosense para além da sala de aula, por meio de círculos de cultura, exposições e viagens pedagógicas. Como resultado desse projeto, podemos destacar o resgate da escolaridade do jovem e do adulto e a conscientização desses educandos de uma postura responsável frente aos problemas da sociedade.
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