Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
AUTORES:
IZADORA DOS SANTOS PIRES (Autor) Cintia Albernaz das Neves (Autor) Joseane Gomes de Jesus (Autor) Sabrina dos Santos Ferreira (Autor) Clarivaldo S. Sousa (Orientador) |
Título |
Interação universidade e escola: Formação docente e as contribuições educacionais para o Ensino de Química. |
Palavras-Chave |
ensino, formação docente, educação básica |
Resumo |
A relação entre a universidade e a escola possibilita a criação de um espaço onde a teoria e a prática se entrelaçam nos diferentes momentos da formação docente. Algumas das estratégias para aproximar os licenciandos em Química do Centro de Formação de Professores/CFP da escola, foram oriundas das atividades de programas institucionais, como o PIBID, bem como das experiências obtidas durante o período de regência do Estágio Supervisionado Obrigatório realizado no Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (CETEP). Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas para minimizar problemáticas enfrentadas pela escola. O estágio propiciou experiências para além da sala de aula, como por exemplo, a participação na Exposição Técnica do CETEP (EXPOTEC) promovida por alunos e professores, permitindo a troca de experiências, incentivando o aprendizado e construindo conhecimento. Destacam-se duas ações efetivas realizadas na escola pelo grupo PIBID. 1) Realização de simulado envolvendo resolução de problemas e discussão dos mesmos, destinado aos alunos do terceiro ano que fariam o ENEM; 2) Realização de diversas oficinas ministradas com o intuito de construir o conhecimento químico através de temas geradores, atrelado ao desenvolvimento de fonte de renda, além de atuar como alternativa de estágio para os estudantes da escola, devido à falta de campo. As oficinas foram desenvolvidas semanalmente no período de maio a novembro de 2015, sendo relacionadas a alimentos saudáveis e cosméticos utilizando produtos provenientes de outras atividades desenvolvidas na escola. A realização dessas atividades tem contribuído para a reflexão do papel da universidade enquanto formadora do profissional docente. Possibilitando o diálogo entre teoria e prática, evidenciado pelo desenvolvimento de estratégias, que permitem uma maior interação e formas diversificadas de incentivar o aprendizado e produzir conhecimento. |