Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Cidiane Figueira Cardoso (Autor)
Aline Lacerda Lobato (Co-Autor)
Daiane Pinheiro (Orientador)
Título
CURSO BÁSICO DE LIBRAS NA UFOPA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO SOCIAL, EDUCACIONAL E POLÍTICA DA COMUNIDADE ACADÊMICA E GERAL
Palavras-Chave
Formação, Educação de Surdos, Inclusão
Resumo
Esse trabalho parte de uma análise específica sobre o público alvo da 4º edição. do Curso Básico de Libras, o qual compõe o projeto de Extensão intitulado:“Libras na comunidade acadêmica: Curso Básico e Intermediário” com carga horária de 20h, registrado na Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará. Esse projeto, em funcionamento desde novembro de 2014, busca ofertar formação prática em níveis básicos e intermediários da Língua Brasileira de Sinais viabilizando a formação complementar no campo da educação de surdos, estimulando o interesse por essa área de atuação. O objetivo esteve centrado na problematização das representações dos cursistas sobre a libras e sobre os sujeitos surdos. Foram disponibilizadas 40 vagas para 4ª edição. do curso básico de libras, sendo todas imediatamente preenchidas. No entanto, nota-se que de 40 inscritos, apenas 85% concluíram o curso. No decorrer foram aplicados questionários a 29 alunos. Participaram 5 alunos de alguma Instituição de ensino superior, 16 alunos da UFOPA, 1 técnicos da Universidade,1 aluno de projeto de extensão, 1 aluno da comunidade surda, 7 comunidade geral. Observamos que a procura pelo curso esteve permeada por necessidade de aperfeiçoamento profissional, motivos pessoais e ainda curiosidade pela língua. Embora, a maioria dos alunos dessa turma, 54% relatam já ter algum tipo de contato com a Libras, o conhecimento obtido nas aulas os estimulou a serem praticante, mobilizando-os inclusive a conhecer mais sobre a cultura surda. Todos mostraram interesse em dar continuidade ao aprendizado da Libras com o curso intermediário, também ofertado pelo projeto. Pretende-se evidenciar a importância de um novo olhar sobre o surdo e a surdez, tomando o ensino superior como lócus privilegiado de produção de significados, e portanto de novos jeitos de pensar esses sujeitos.
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