Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Katiane da Silva Mendonça (Autor) Maykon Douglas da Silva (Autor) Maylane Vieira Bernardino (Colaborador) Anna Júlia Giurizatto Medeiros (Orientador) |
Título |
Sociedade Melhor |
Palavras-Chave |
Crianças, vulnerabilidade social, cidadania |
Resumo |
No Brasil, a situação de vulnerabilidade social das crianças é muito grande, o que tem relação direta com os péssimos índices de desenvolvimento social do país e com as diversas formas de violação dos direitos das crianças. Embora haja leis que garantam a proteção social às crianças, a ineficiência das instituições responsáveis pelos seus cuidados dificulta a efetivação de seus direitos. Compreendendo esta lacuna, este projeto se propôs a contribuir com formação para a cidadania das crianças em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pelo Centro Social Rainha da Paz, em União dos Palmares, de forma a colaborar com o conhecimento sobre direitos e com a redução da situação de vulnerabilidade e desigualdade social em que estas crianças se encontram. Para atender aos objetivos propostos, o projeto utilizou os princípios da educação para a cidadania, na qual Tosi e Zenaide (2004) propõem utilizar metodologias participativas no trabalho em prol da construção de uma sociedade mais justa. Durante a execução do projeto foram desenvolvidas atividades com as crianças e seus familiares, por meio de jogos, dinâmicas educativas, leituras, apresentações de peças e palestras. Através de uma metodologia dialógica, foi possível colaborar para que as crianças e seus familiares ampliassem seus conhecimentos acerca de direitos e dos meios para acessá-los. As parcerias realizadas e maior capacitação do Centro para intervir e dialogar com os dispositivos de proteção social também auxiliaram o acesso ao sistema de garantia de direitos e a rede socioassistencial existentes na localidade, além da identificação e acompanhamento das situações de risco vivenciadas pelas crianças. Acredita-se que tais ações puderam ter repercussões importantes no reconhecimento das situações de violação de direitos vividas, no combate a opressão e violência e no resgate da autoestima e melhoraria da qualidade de vida e convívio social entre as crianças e familiares atendidos pelo Centro. |