Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Thiago Henrique de Melo Silva (Autor)
Camila Beatriz da Silva Machado (Autor)
Marcello Fernando Bulhões Martins (Orientador)
Título
MESTRES DA CULTURA POPULAR NORDESTINA: SABERES E FAZERES, DO CORPO À ALMA
Palavras-Chave
Cultura popular, ethos social, motivação.
Resumo
Introdução: Saber e fazer denotam parte do cotidiano dos labores tradicionais de mestres e mestras da cultura popular desde a fundação do que chamamos de Brasil, tal como se entende hoje o que se denomina cultura popular brasileira. A partir das demandas propostas conjuntas de extensão e pesquisa desenvolvidas pelo programa PROEXT 2015-2016/UFPB, intitulado Ações da Cultura Popular Afro-Brasileira no desenvolvimento da cidadania, esta ação extensionista buscou dar visibilidade à trajetória de mestres e mestras nordestinos de cultura popular. Objetivos: Através da análise dos discursos destes sujeitos estudados, buscamos desvelar os aspectos de sua motivação e satisfação, bem como a descrição do Ethos social destes mantenedores contumazes e incansáveis do que comumente chamamos de tradição. Métodos: Dentro de um viés qualitativo/descritivo, com corte transversal, buscamos com auxílio da técnica da análise do discurso, desvelar e identificar os aspectos de motivação e satisfação relacionados aos discursos destes mestres e mestras da cultura popular, em seu labor cultural. As entrevistas, registradas em vídeo, foram aplicadas em todo o ano de 2015 e parte de 2016. A partir dos áudios, transcrevemos seus discursos orais gravados para o Word, identificando, analisando e codificando aspectos recorrentes em seus discursos nas categorias da motivação, satisfação e Ethos social. Resultados: Encontramos características pertinentes à classe trabalhadora como um todo, bem como elementos recorrentes respectivos às suas motivações intrínsecas e extrínsecas e de satisfação e insatisfação com seus labores culturais, incluindo neste estudo suas repercussões e percepções pessoais de valorização positiva e negativa pela sociedade civil e governos.
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