Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Cultura Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora |
AUTORES:
Letícia Machado Miranda (Autor) Barbara Delgado Azevedo (Co-Autor) Juliana Nascimento da Silva e Souza (Co-Autor) Fernanda Cunha Sousa (Orientador) |
Título |
Contos de mitologia: a contação de histórias em espaços escolares diferenciados |
Palavras-Chave |
contação de histórias; cultura clássica; ensino fundamental |
Resumo |
Este trabalho busca apresentar algumas experiências do grupo de extensão “Contos de Mitologia”, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o projeto de pesquisa “Letras Clássicas na escola”, também da UFJF, nas práticas realizadas com alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves e da Escola Internacional Saci (integrante da rede particular de ensino da cidade de Juiz de Fora). A partir da constatação prévia de outras etapas do projeto de pesquisa, que levantaram que os alunos de ensino fundamental têm pouco contato com os conteúdos ligados à Cultura Clássica na escola, este projeto de extensão visa a divulgação e o trabalho reflexivo com aspectos literários desse patrimônio cultural a partir das adaptações de narrativas de “Metamorfoses”, do poeta latino do período clássico Ovídio. Essas adaptações são apresentadas através da atividade de contação de histórias, seguida de atividades lúdicas variadas e da produção de material didático complementar. O projeto proporciona uma interdisciplinaridade entre a história contada, noções históricas, culturais, literárias e o ensino de língua portuguesa. Assim, o projeto resgata a tradição oral dos contos mitológicos, que aproxima as crianças de um dos recursos mais antigos do homem, que é de se comunicar, socializar, armazenar e passar conhecimentos. O projeto visa também o amadurecimento da formação acadêmica e proporciona o contato dos alunos da graduação com a sala de aula, aprimorando a formação desses futuros professores. Dessa forma, serão abordados alguns relatos sobre as experiências nas diferentes realidades das escolas, como as reações dos alunos e dos professores, além de exemplos dos materiais e as atividades realizadas no final das aulas, a fim de demonstrar que temos alcançado nosso objetivo, de proporcionar um contato prazeroso e significativo com elementos da cultura clássica no cotidiano escolar. |