Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Juiz de Fora

AUTORES: Letícia Machado Miranda (Autor)
Barbara Delgado Azevedo (Co-Autor)
Juliana Nascimento da Silva e Souza (Co-Autor)
Fernanda Cunha Sousa (Orientador)
Título
Contos de mitologia: a contação de histórias em espaços escolares diferenciados
Palavras-Chave
contação de histórias; cultura clássica; ensino fundamental
Resumo
Este trabalho busca apresentar algumas experiências do grupo de extensão “Contos de Mitologia”, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o projeto de pesquisa “Letras Clássicas na escola”, também da UFJF, nas práticas realizadas com alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves e da Escola Internacional Saci (integrante da rede particular de ensino da cidade de Juiz de Fora). A partir da constatação prévia de outras etapas do projeto de pesquisa, que levantaram que os alunos de ensino fundamental têm pouco contato com os conteúdos ligados à Cultura Clássica na escola, este projeto de extensão visa a divulgação e o trabalho reflexivo com aspectos literários desse patrimônio cultural a partir das adaptações de narrativas de “Metamorfoses”, do poeta latino do período clássico Ovídio. Essas adaptações são apresentadas através da atividade de contação de histórias, seguida de atividades lúdicas variadas e da produção de material didático complementar. O projeto proporciona uma interdisciplinaridade entre a história contada, noções históricas, culturais, literárias e o ensino de língua portuguesa. Assim, o projeto resgata a tradição oral dos contos mitológicos, que aproxima as crianças de um dos recursos mais antigos do homem, que é de se comunicar, socializar, armazenar e passar conhecimentos. O projeto visa também o amadurecimento da formação acadêmica e proporciona o contato dos alunos da graduação com a sala de aula, aprimorando a formação desses futuros professores. Dessa forma, serão abordados alguns relatos sobre as experiências nas diferentes realidades das escolas, como as reações dos alunos e dos professores, além de exemplos dos materiais e as atividades realizadas no final das aulas, a fim de demonstrar que temos alcançado nosso objetivo, de proporcionar um contato prazeroso e significativo com elementos da cultura clássica no cotidiano escolar.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros