Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Jéssica Monique dos Santos Lima (Autor)
Beatriz Dantas Fernandes (Autor)
Daniel Cézar da Silva (Orientador)
Wennia Mota Galdino (Co-Autor)
Serginara David Rodrigues (Co-Autor)
Título
Uma Saúde e Posse Responsável de Animais: Disseminação destes Conceitos em Escolas Estaduais de Distritos do Município de Sousa-PB
Palavras-Chave
Animais errantes. Bem-estar animal. Ganho de conhecimento. Zoonoses.
Resumo
O significativo contingente de animais errantes é problema notável em zonas habitacionais, especialmente nos bairros periféricos. A presença de animais errantes nas ruas facilita disseminação de doenças zoonóticas na população, o que pode ser atribuído à falta de informação nas comunidades em relação aos conceitos de Uma saúde, e Posse responsável de animais. Objetivou-se com a iniciativa de extensão a realização palestras acerca dos temas Uma saúde, e Posse responsável de animais em populações de 457 estudantes de escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio localizadas no município de Sousa-PB. As palestras foram ministradas por quatro discentes do 6º período do curso de Medicina Veterinária do IFPB/Sousa, através exposição demonstrativa e provocativa, com duração de 30 minutos, utilizando-se data show, literatura de cordel, paródia e cartilhas educativas ilustradas. Os cordéis e as cartilhas educativas ilustradas foram elaborados pelos discentes, com adoção de linguagem simples e regional. A efetividade da iniciativa de extensão foi avaliada através do ganho de conhecimento, mediante aplicação de dois questionários contendo questões objetivas acerca dos temas abordados. Não houve diferença (P > 0,05) em relação ao ganho do conhecimento entre as turmas do ensino fundamental e médio, quanto aos temas ministrados. Verificou-se para o ensino fundamental ganho do conhecimento positivo, com média 16,69%. Para o ensino médio, ocorreu tendência semelhante, contudo o valor médio do ganho do conhecimento, 5,13%, foi inferior em relação ao ensino fundamental, indicando que a iniciativa de extensão foi mais representativa para os discentes mais jovens, inseridos nas turmas do ensino fundamental. Evidenciou-se que apesar da carência de informações a cerca dos temas abordados, os alunos obtiveram ganho de conhecimento, demonstrando que a iniciativa foi essencial para população de estudantes, havendo necessidade de maior disseminação desses conceitos em outras comunidades.
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