Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Trabalho

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina

AUTORES: Sérgio Marian (Autor)
Diego Rafael Stüpp (Co-Autor)
Caroline Sulzbach Pletsch (Co-Autor)
Flávia de Souza (Co-Autor)
Título
GESTÃO DE ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Palavras-Chave
Contabilidade, Gestão de Entidades, Investidor Social
Resumo
O programa de extensão gestão de Entidades do Terceiro Setor foi concebido com a proposta de orientar e auxiliar os gestores de entidades do Terceiro Setor, no gerenciamento das atividades, em especial no registro e controle dos recursos financeiros e não financeiros e vem sendo replicado desde 2010. Para atingir os objetivos do programa são desenvolvidas três ações de extensão que abordam temáticas de interesse dos gestores, investidores sociais e voluntários. Cada projeto tem metodologia própria conforme segue abaixo: Ação 1 - Transparência Contábil em Entidades do Terceiro Setor: Este projeto tem como objetivo orientar e auxiliar os gestores em suas rotinas contábeis, tributárias e administrativas, divulgação do fundo da infância e adolescência – FIA. A ação é desenvolvida por meio de palestras e atendimentos in loco e já atendeu aproximadamente 250 pessoas. Ação 2- Seminário do Terceiro Setor do Alto Vale do Itajaí: O evento traz para os gestores, colaboradores, professores, estudantes, lideranças comunitárias, voluntários e doadores, novidades em tecnologias de gestão por meio de palestras que busquem exemplificar o grande alcance das parcerias entre governo, mercado e entidades. Já foram realizados quatro eventos com a presença de mais de 350 pessoas. Ação 3 - Capacitação de Profissionais da Contabilidade: O objetivo é capacitar contabilistas, gestores de entidades e alunos de contabilidade por meio de palestras e cursos com temas emergentes da área contábil. Já participaram desta ação cerca de 200 pessoas. O programa teve um aumento de demanda e de atividades desenvolvidas ao longo dos anos. Cada ano surgem novas situações que são provocadas pela dinâmica das organizações, da realidade social da região e também pelo grau de entendimento que os gestores passam a ter sobre o gerenciamento de suas rotinas.
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