Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Eduardo Artur Souza Silva (Autor)
Luiz Antonio da Silva Oliveira (Autor)
Sandra Araujo Lima (Orientador)
Título
Escola de Super-Heróis
Palavras-Chave
Atividades de extensão. Estímulo às práticas de leitura, escrita e reescrita. Desenvoltura no trato com textos escritos.
Resumo
O presente trabalho expõe o resultado das atividades desenvolvidas por meio do Projeto de Extensão Escola de Super-Heróis, na Escola Municipal de Educação Básica José de Sena Filho, situada no município de Coité do Nóia-AL. Durante a realização das atividades de um outro projeto em 2014, na referida escola, os alunos bolsistas do IFAL – Campus Arapiraca perceberam a dificuldade dos discentes do Ensino Fundamental II em compreender e produzir textos escritos, bem como certa ausência dessa prática na sala de aula desses jovens. Mediante o referido quadro, surgiu o Projeto Escola de Super-Heróis, cujo título se justifica devido aos desafios enfrentados pelos alunos atendidos pelo Projeto, tanto para se fazerem presentes na escola, por conta da carência de transporte (boa parte deles mora na zona rural), quanto pela determinação em vencer as próprias limitações de aprendizado, resultantes da ausência de material didático, professores e de outros meios determinantes para o avanço do conhecimento. Assim, eles se tornam super-heróis no seu dia a dia. Com o objetivo de contribuir para a aprendizagem desses alunos, o Projeto Escola de Super-Heróis visou então despertar o interesse deles pela leitura, interpretação e produção textual. Em diversas oficinas foram utilizados vídeos e filmes, além de textos literários, os quais serviram para estimular a imaginação dos educandos e incentivá-los ao contato com os textos escritos. As atividades desenvolvidas com alunos do sétimo ao oitavo ano foram respaldadas nas teorias de Cosson (2011), Marcuschi (2008), Costa e Foltran (2013), Soares (2006), entre outros, e incentivaram à leitura dos gêneros textuais levados à sala de aula e à escrita e reescrita desses gêneros. De certa forma, os propósitos do Projeto de Extensão Escola de Super-Heróis foram alcançados, visto que as ações contribuíram para o aprendizado dos jovens por ele atendidos.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros